Mundo

Unesco formaliza parceria com do ator Forest Whitaker

O Instituto Internacional para a Paz promove conversas de paz em países que vivem conflitos

O ator, agraciado com o Oscar de Melhor Ator, em 2007, por sua interpretação em 'O Último Rei da Escócia', disse que a vocação de seu instituto é global (Getty Images)

O ator, agraciado com o Oscar de Melhor Ator, em 2007, por sua interpretação em 'O Último Rei da Escócia', disse que a vocação de seu instituto é global (Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 7 de fevereiro de 2012 às 19h59.

Paris - Em cerimônia realizada nesta terça-feira na sede da Unesco, em Paris, o Instituto Internacional para a Paz, fundado pelo ator americano Forest Whitaker, formalizou uma parceria com este organismo internacional.

O instituto, que promove conversas de paz em países que vivem conflitos mediante programas dirigidos principalmente para os jovens, foi inaugurado no ano passado na Universidade de Rutgers, em Nova Jersey, nos Estados Unidos, pelo ator e o professor de Antropologia e Conflitos Armados, Aldo Civico.

'Experimentei a dor de perder seres queridos por culpa de conflitos armados e a violência, por isso quero ajudar a construir a paz', disse o Whitaker, quem também é embaixador da boa vontade da Unesco.

O ator, agraciado com o Oscar de Melhor Ator, em 2007, por sua interpretação em 'O Último Rei da Escócia', disse que a vocação de seu instituto é global, mas por enquanto os trabalhos da entidade estarão focados em comunidades do Sudão e da Colômbia.

Whitaker explicou que pretende contar com a ajuda da população local, pois o instituto não irá para esses países para impor sua opinião, e sim para dialogar e ajudar e encontrar soluções.

Com a colaboração formalizada hoje, a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) dará orientação e promoverá o diálogo entre centros que buscam incentivar a paz.

A diretora-geral do organismo, Irina Bokova, explicou que o apoio não significa ajuda financeira.

O embaixador americano na Unesco, David Killion, ressaltou que o Instituto Internacional para a Paz é a primeira entidade americana desse tipo na organização. Em novembro de 2011, os EUA retiraram seu apoio financeiro à Unesco após a entrada da Palestina no organismo. 

Acompanhe tudo sobre:Atores e atrizesONU

Mais de Mundo

Musk fez doações secretas para causas conservadoras antes de apoiar Trump, diz jornal

Tufão Krathon toca a terra em Taiwan

Israel bombardeia centro de Beirute e deixa ao menos seis mortos