Mundo

Unasul obtém status de observador na Assembleia Geral da ONU

Unasul "ultrapassou o âmbito continental para se transformar em uma instituição global", afirmou hoje a delegação da Venezuela na ONU

O embaixador venezuelano Jorge Valero destacou que os países do bloco se propõem a superar a desigualdade socioeconômica (Getty Images)

O embaixador venezuelano Jorge Valero destacou que os países do bloco se propõem a superar a desigualdade socioeconômica (Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 21 de outubro de 2011 às 19h46.

Nações Unidas - A União de Nações Sul-Americanas (Unasul) obteve nesta sexta-feira o status de observador na Assembleia Geral da ONU depois que a Comissão de Assuntos Jurídicos do organismo aprovou por unanimidade sua solicitação de adesão.

A Unasul "ultrapassou o âmbito continental para se transformar em uma instituição global", afirmou hoje a delegação da Venezuela na ONU, um dos 12 países que formam o bloco de países sul-americanos, ao lado de Brasil, Argentina, Bolívia, Chile, Colômbia, Equador, Guiana, Paraguai, Peru, Suriname e Uruguai.

O embaixador venezuelano Jorge Valero destacou que os países do bloco se propõem a superar a desigualdade socioeconômica, conseguir a inclusão social, "a participação cidadã e consolidar a soberania e independência dos Estados".

A Unasul solicitou a adesão como observador da ONU no último período de sessões da Assembleia Geral, um pedido que foi realizado pela delegação permanente da Guiana, que ostenta a Presidência temporária desse grupo de países.


Uma vez aprovada pelos 193 Estados-membros na Comissão de Assuntos Jurídicos da ONU, a adesão de Unasul será ratificada por resolução da Assembleia Geral em novembro, o que abrirá a passagem para a integração definitiva do bloco à ONU.

"A Unasul é uma demonstração dos benefícios que podem oferecer os processos de integração em sociedades multiétnicas e multiculturais que compartilham uma história e geografia comuns", acrescentou o embaixador da Venezuela.

A Unasul, que poderá assistir as reuniões da Assembleia Geral e pedir a palavra, se une à lista de observadores do organismo, na qual se incluem organizações intergovernamentais como organismos não-governamentais independentes.

No próximo dia 29 de outubro acontecerá uma cúpula da Unasul no Paraguai, país que receberá da Guiana a Presidência temporária do bloco.

Acompanhe tudo sobre:América LatinaONUUnasulVenezuela

Mais de Mundo

Conheça vítimas do 11 de Setembro identificadas quase 24 anos após os atentados

Peru diz que não há ‘nenhuma discussão’ sobre soberania de ilha em fronteira com Brasil

Após tarifaço, estatais indianas buscam alternativa ao petróleo russo e compram até do Brasil

EUA dobra recompensa e oferece US$ 50 milhões por informações que levem à prisão de Maduro