Mundo

Unasul enviará missão para acompanhar eleições na Venezuela

Para Patriota, a Unasul tem papel determinante na verificação da legalidade das eleições e também para evitar que o resultado seja questionado

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 9 de abril de 2013 às 21h28.

Brasília – Previstas para o próximo domingo (14), as eleições presidenciais na Venezuela contarão com o acompanhamento de uma missão da União de Nações Sul-Americanas (Unasul), organização que reúne os 12 países da América do Sul.

O anúncio foi feito pelo ministro das Relações Exteriores, Antonio Patriota, que recebeu hoje (9) o chanceler venezuelano, Elías José Jaua Milano.

De acordo com Patriota, o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) José Dias Toffoli representará o Brasil na missão da Unasul. Para Patriota, a Unasul tem papel determinante na verificação da legalidade das eleições e também para evitar que o resultado seja questionado. Os observadores também atuarão nas eleições no Paraguai, marcadas para o próximo dia 21.

No Brasil para assistir à apresentação da Orquestra Sinfônica Simón Bolívar no Teatro Nacional de Brasília, o chanceler venezuelano reafirmou o compromisso de que as eleições serão tranquilas e que o governo reconhecerá o resultado, seja ele qual for.

“Tenho certeza de que o processo político vai acontecer em paz e de que serão respeitados os resultados. A aposta do nosso governo é pela paz, pela democracia, pelo respeito à decisão do povo venezuelano”, declarou, em tom otimista.

Sobre as eleições no Paraguai, Patriota disse que a votação é importante para permitir a reintegração do país vizinho à Unasul e ao Mercosul. Desde o impeachment do ex-presidente Fernando Lugo, em junho do ano passado, o Paraguai está suspenso das duas organizações.

Patriota e o chanceler venezuelano falaram com jornalistas depois da solenidade de condecoração do maestro José Antonio Abreu, fundador da Orquestra Simón Bolívar, que reúne músicos jovens.

Em cerimônia no Palácio do Planalto, o músico recebeu da presidenta Dilma Rousseff a Ordem Nacional do Cruzeiro do Sul, mais alta comenda brasileira concedida a estrangeiros. De acordo com Patriota, Dilma mostrou-se favorável a um projeto de cooperação entre músicos brasileiros e venezuelanos.

Acompanhe tudo sobre:América LatinaVenezuelaDiplomaciaEleições

Mais de Mundo

Escalada da violência na Colômbia: 34 militares são feitos reféns em área dominada pelo narcotráfico

Polônia com seca histórica? Maior rio do país registra nível preocupante

Trump promete pena de morte para assassinos em Washington

Ponte em Guizhou será a mais alta do mundo, com 625 metros de altura