Mundo

Unaids lança em março Dia da Discriminação Zero

De acordo com o Unaids, unidade da ONU, o preconceito tem causado dificuldades para o alcance de soropositivos aos recursos terapêuticos e ao trabalho


	Broche com símbolo da luta contra a Aids: números do programa revelam que a soma de infectados com HIV em 2012 alcançou 35,3 milhões em todo o planeta
 (Getty Images)

Broche com símbolo da luta contra a Aids: números do programa revelam que a soma de infectados com HIV em 2012 alcançou 35,3 milhões em todo o planeta (Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 6 de fevereiro de 2014 às 15h50.

São Paulo - O Programa Conjunto das Nações Unidas sobre HIV/Aids (Unaids, nas iniciais em inglês) apresenta no dia 1º a ação Dia de Discriminação Zero, em referência a portadores do vírus da doença.

De acordo com o Unaids, unidade da Organização das Nações Unidas (ONU), o preconceito tem causado dificuldades para o alcance de soropositivos aos recursos terapêuticos e ao trabalho - o que também significa obstáculo na obtenção dos tratamentos.

A consequência é que a discriminação tem tornado inalcançável o alvo do Unaids de reduzir a zero a taxa de novos contágios e mortes ligados à doença.

Números do programa revelam que a soma de infectados com HIV em 2012 alcançou 35,3 milhões em todo o planeta.

Desse total, 2,3 milhões representam novas contaminações e 1,6 milhão os falecimentos resultantes dos efeitos relacionados à enfermidade.

Acompanhe tudo sobre:AidsDoençasEpidemiasONU

Mais de Mundo

Eleições no Uruguai: 5 curiosidades sobre o país que vai às urnas no domingo

Quais países têm salário mínimo? Veja quanto cada país paga

Há chance real de guerra da Ucrânia acabar em 2025, diz líder da Conferência de Segurança de Munique

Trump escolhe bilionário Scott Bessent para secretário do Tesouro