Mundo

Um quarto das terras da Índia está virando deserto

Degradação de áreas agrícolas é um problema grave que pode ameaçar a segurança alimentar do país, segundo o ministro do Meio Ambiente


	Cidade indiana:  Índia ocupa apenas 2% do território do mundo, mas abriga 17% da população
 (Wikimedia Commons)

Cidade indiana:  Índia ocupa apenas 2% do território do mundo, mas abriga 17% da população (Wikimedia Commons)

DR

Da Redação

Publicado em 18 de junho de 2014 às 12h40.

Nova Délhi - Cerca de um quarto das terras da Índia está se transformando em deserto e a degradação de áreas agrícolas é um problema grave, segundo o ministro do Meio Ambiente, Prakash Javadekar. O cenário pode ameaçar a segurança alimentar no segundo país mais populoso do mundo.

A Índia ocupa apenas 2 por cento do território do mundo, mas abriga 17 por cento da população, o que leva ao uso excessivo de terras e pastagens. Esse quadro e a mudança de padrões de chuva são as principais causas da desertificação.

"A terra está se tornando estéril, a degradação está acontecendo", disse Javadekar. "Muitas áreas estão prestes a se tornarem desertos, mas isso pode ser impedido." A terra em degradação - em grande parte definida pela queda de produtividade - é estimada em 105 milhões de hectares, constituindo 32 por cento do total de terras do país.

De acordo com a Organização de Pesquisa Espacial da Índia, que preparou um relatório sobre a desertificação em 2007, cerca de 69 por cento das terras no país estão secas, tornando-as vulneráveis à erosão hídrica, eólica e salinização.

Os Estados de Rajasthan, Gujarat, Punjab, Haryana, Karnataka e Andhra Pradesh estão entre os mais áridos e estão entre os Estados produtores de algodão e colza da Índia.

Acompanhe tudo sobre:AlimentaçãoÁsiaÍndiaMeio ambienteTrigo

Mais de Mundo

Presidente do México diz que “não haverá guerra tarifária” com EUA por causa de Trump

Austrália proíbe acesso de menores de 16 anos às redes sociais

Putin ameaça usar míssil balístico de capacidade nuclear para bombardear Ucrânia

Governo espanhol avisa que aplicará mandado de prisão se Netanyahu visitar o país