Mundo

Um milhão estão ameaçadas de fome por causa do ebola

Epidemia de febre hemorrágica deixou até agora 6.900 mortos nos três países, onde a insegurança alimentar é um problema crônico

Mais de 1 milhão de pessoas estão ameaçadas pela fome nos três países da África Ocidental mais afetados pela epidemia de ebola (Francisco Leong/AFP)

Mais de 1 milhão de pessoas estão ameaçadas pela fome nos três países da África Ocidental mais afetados pela epidemia de ebola (Francisco Leong/AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 17 de dezembro de 2014 às 11h25.

Paris - Mais de 1 milhão de pessoas estão ameaçadas pela fome nos três países da África Ocidental mais afetados pela epidemia de ebola - Libéria, Serra Leoa e Guiné -, que prejudicou as colheitas e redes de abastecimento, anunciou nesta quarta-feira a ONU.

A epidemia de febre hemorrágica deixou até agora 6.900 mortos nos três países, onde a insegurança alimentar é um problema crônico, destacam em um comunicado as agências FAO (Organização das Nações Unidas para Alimentação e a Agricultura) e PAM (Programa Mundial de Alimentos).

As duas agências destacaram que a doença e as restrições (fechamento de fronteiras, quarentenas) provocaram "um impacto significativo para o setor agrícola nos países afetados".

No comunicado conjunto, FAO e PAM ressaltam o impacto nos três países mais afetados "da perda de produtividade, queda da arrecadação em consequência da doença e das mortes por causa do ebola, além do fato de que as pessoas não trabalham por medo de contágio".

As restrições aplicadas para combater a epidemia estão "prejudicando gravemente o acesso das pessoas aos alimentos, ameaçando seu modo de vida, perturbando os mercados de alimentos e as redes de processamento e exacerbando a escassez derivada das perdas de cultivos".

Atualmente, 500.000 pessoas sofrem um risco grave de sofrer fome, um número que pode aumentar a um milhão em março de 2015, "exceto no caso de uma melhora drástica no acesso aos alimentos e da aplicação de medidas para proteger a produção e armazenamento".

Acompanhe tudo sobre:DoençasEbolaEpidemiasFomeGuinéLibériaONU

Mais de Mundo

Yamandú Orsi, da coalizão de esquerda, vence eleições no Uruguai, segundo projeções

Mercosul precisa de "injeção de dinamismo", diz opositor Orsi após votar no Uruguai

Governista Álvaro Delgado diz querer unidade nacional no Uruguai: "Presidente de todos"

Equipe de Trump já quer começar a trabalhar em 'acordo' sobre a Ucrânia