Mundo

Um dos herois de ataque a trem recebe medalha do soldado

Alek Skarlatos, 22 anos, é integrante da Guarda Nacional e acabou de cumprir uma missão de nove meses no Afeganistão


	Presidente frânces e embaixadora americana com os herois do atentado: Skarlatos, Stone e Anthony Sadler foram condecorados na segunda-feira com a Legião de Honra da França
 (Reuters / Philippe Wojazer)

Presidente frânces e embaixadora americana com os herois do atentado: Skarlatos, Stone e Anthony Sadler foram condecorados na segunda-feira com a Legião de Honra da França (Reuters / Philippe Wojazer)

DR

Da Redação

Publicado em 26 de agosto de 2015 às 09h27.

Um dos três americanos que dominaram um atirador em um trem de alta velocidade entre Amsterdã e Paris receberá a Medalha do Soldado (Soldier's Medal), a maior condecoração do Exército americano para uma situação fora de conflito.

Alek Skarlatos, 22 anos, integrante da Guarda Nacional e que acaba de cumprir uma missão de nove meses no Afeganistão, receberá a Medalha do Soldado "por heroísmo extraordinário muito além do dever", informou o Exército nesta terça-feira.

"Sua ação ilustra perfeitamente o que é um soldado de caráter, que vive sob um código pessoal no qual à devoção ao dever e a ajuda aos demais são sagrados", disse o secretário do Exército, John McHugh, em um comunicado.

O gesto de Skarlatos "salvou centenas de vidas", destacou no mesmo comunicado o general Mark Milley, chefe do Estado-Maior do Exército.

Spencer Stone, soldado da Força Aérea americana, receberá a mais alta condecoração da arma, a Medalha do Aviador, "por seu ato de valentia fora de situação de combate", anunciou o Pentágono na véspera.

Skarlatos, Stone, o também americano Anthony Sadler e o britânico Chris Norman foram condecorados na segunda-feira com a Legião de Honra da França por terem evitado o ataque contra o trem lotado de passageiros.

Acompanhe tudo sobre:Estados Unidos (EUA)EuropaFrançaPaíses ricosTerrorismo

Mais de Mundo

Após nova ofensiva de Israel, Itamaraty faz operação para tirar brasileiros de Gaza

Argentina encerra comissão investigadora de suposta fraude envolvendo Milei

Trump diz que trabalhadores não perderão cobertura de saúde com plano fiscal

Hamas denuncia que não há 'negociações reais' para cessar-fogo em Gaza