Mundo

Ultraconservador Rick Santorum é pré-candidato nos EUA

Segunda tentativa de Santorum de disputar as primárias do partido republicano será, porém, mais complicada do que a primeira

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 28 de maio de 2015 às 08h42.

O ultraconservador Rick Santorum, que já disputou as primárias republicanas com Mitt Romney em 2012, anunciou nesta quarta-feira que entrará, mais uma vez, na briga pela presidência dos EUA.

"Temos de retomar os Estados Unidos", defendeu este ex-senador de 57 anos, em discurso a correligionários reunidos perto de sua casa em Cabot, na Pensilvânia (leste), prometendo ser o candidato da classe operária.

"As famílias trabalhadoras não precisam de outro presidente ligado ao 'super-governo', ou ao grande capital. Hoje, é o dia do começo do nosso contra-ataque", afirmou.

Essa segunda tentativa de Santorum de disputar as primárias do partido será, porém, mais complicada do que a primeira.

Agora, ele deverá enfrentar 15 concorrentes que já manifestaram sua intenção de se candidatar às primárias e, pelo menos até o momento, seu número de seguidores é ainda menor do que há três anos.

Em pesquisa do site RealClearPolitics, Rick Santorum aparece com 2,3% das preferências de voto, ocupando o 10º lugar da lista de possíveis pré-candidatos.

No debate republicano de 6 de agosto próximo, estarão apenas os dez primeiros colocados nas pesquisas.

De ferrenhas convicções católicas, sua oposição ao casamento gay continua sendo tão radical quando na última eleição, embora a aprovação à união entre pessoas do mesmo sexo tenha crescido entre os eleitores americanos.

Há quatro anos, Santorum surpreendeu Mitt Romney com a indicação por Iowa (centro), o primeiro estado a votar nas primárias, mas não teve fôlego até final.

Desta vez, enfrentará caras novas, como os senadores Ted Cruz, Rand Paul e Marco Rubio. Também estarão na disputa o governador de Wisconsin (norte), Scott Walker, popular na ala conservadora do partido Republicano, e Mike Huckabee, candidato em 2008, e Jeb Bush, filho e irmão de ex-presidentes dos Estados Unidos.

Acompanhe tudo sobre:Países ricosEstados Unidos (EUA)Eleições americanasEleições

Mais de Mundo

Conversa entre Lula e Trump muda rumo da crise, mas cenário é imprevisível, dizem analistas

Meloni diz não se opor ao reconhecimento do Estado da Palestina, mas com condições

Macron diz que Trump só poderá ganhar Nobel da Paz se 'parar' guerra em Gaza

Trump quer reformular processo de vistos H-1B e atrair profissionais com maiores salários aos EUA