Mundo

UE vê conversas sobre Brexit "muito, muito, muito" difíceis

Presidente da Comissão Europeia, Jean-Claude Juncker, disse que negociadores da UE irão buscar um acordo justo para ambos os lados

Jean-Claude Juncker: chefe da Comissão Europeia afirmou que negociadores da União Europeia não "estavam com um sentimento hostil" em relação ao Reino Unido (Vincent Kessler/Reuters)

Jean-Claude Juncker: chefe da Comissão Europeia afirmou que negociadores da União Europeia não "estavam com um sentimento hostil" em relação ao Reino Unido (Vincent Kessler/Reuters)

R

Reuters

Publicado em 18 de janeiro de 2017 às 12h20.

Estrasburgo - O presidente da Comissão Europeia, Jean-Claude Juncker, afirmou nesta quarta-feira que disse à primeira-ministra britânica, Theresa May, que negociadores da União Europeia não "estavam com um sentimento hostil" em relação ao Reino Unido, mas que as conversas sobre a saída britânica da UE, o chamado Brexit, serão "muito, muito, muito" difíceis.

O chefe do braço executivo da UE disse durante entrevista coletiva que conversou com May na terça-feira após ela esboçar seus planos para a saída da UE e elogiou a clareza dada pela premiê. Ele disse que negociadores da UE irão buscar um acordo justo para ambos os lados.

O primeiro-ministro de Malta, Joseph Muscat, cujo governo mantém a presidência rotativa dos conselhos da UE, foi perguntado na mesma entrevista se percebeu ameaça no alerta de May de que medidas da UE para penalizar o Reino Unido iriam prejudicar o bloco continental. Ele respondeu dizendo não ter ouvido uma "declaração de guerra".

Acompanhe tudo sobre:BrexitReino UnidoUnião Europeia

Mais de Mundo

Yamandú Orsi, da coalizão de esquerda, vence eleições no Uruguai, segundo projeções

Mercosul precisa de "injeção de dinamismo", diz opositor Orsi após votar no Uruguai

Governista Álvaro Delgado diz querer unidade nacional no Uruguai: "Presidente de todos"

Equipe de Trump já quer começar a trabalhar em 'acordo' sobre a Ucrânia