Mundo

UE reitera meta de erradicar mutilação genital feminina

A declaração é feita no âmbito do Dia Internacional de Tolerância Zero à Mutilação Genital Feminina, que será lembrado neste sábado (6)


	Violência contra a mulher: "A UE está empenhada na eliminação dessa forma de violência escondida, comparável à tortura"
 (Getty Images)

Violência contra a mulher: "A UE está empenhada na eliminação dessa forma de violência escondida, comparável à tortura" (Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 5 de fevereiro de 2016 às 10h47.

A União Europeia (UE) reiterou hoje (5), em comunicado divulgado em Bruxelas, o compromisso com a eliminação da Mutilação Genital Feminina, forma de violência comparada à tortura.

A declaração é feita no âmbito do Dia Internacional de Tolerância Zero à Mutilação Genital Feminina, que será lembrado neste sábado (6).

"A UE está empenhada na eliminação dessa forma de violência escondida, comparável à tortura", reitera o bloco, acrescentando que "a prática é uma violação injustificável dos direitos humanos e dos direitos da criança, bem como uma ameaça aos novos valores".

"Cada ser humano, cada jovem, cada mulher tem o direito a viver livre da violência e da dor em todos os seus aspectos", destacou a chefe da diplomacia europeia, Federica Mogherini, no texto, divulgado em conjunto com o comissário europeu para o Desenvolvimento, Neven Mimica.

Pelo menos 200 milhões de jovens e mulheres foram vítimas de mutilação em 30 países, de acordo com o último relatório do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef).

Acompanhe tudo sobre:EuropaMulheresViolência urbanaUnião Europeia

Mais de Mundo

Isenções de Trump cobrem 44% das exportações do Brasil aos EUA, diz Amcham

Venezuela ameaça considerar María Corina foragida se ela deixar o país

Trump orienta embaixadas a vigiar países que apoiam aborto e diversidade

Carnes e café: veja alguns produtos que foram isentos das tarifas de Trump