Mundo

UE reage a Trump: ‘não responderemos a anúncio generalista e sem esclarecimento por escrito’

Ações de siderúrgicas europeias operam em leve queda

Agência o Globo
Agência o Globo

Agência de notícias

Publicado em 10 de fevereiro de 2025 às 08h21.

Tudo sobreUnião Europeia
Saiba mais

A União Europeia não recebeu "nenhuma notificação oficial" sobre as novas tarifas dos Estados Unidos, declarou na segunda-feira a Comissão, após o presidente Donald Trump anunciar que imporia uma tarifa de 25% sobre "todo o aço" que entrar nos Estados Unidos.

"Não responderemos a anúncios gerais sem detalhes ou esclarecimentos por escrito", escreveu a Comissão em um comunicado, destacando que reagiria para proteger os interesses das empresas europeias caso sejam tomadas "medidas injustificadas".

Trump declarou no domingo que aplicaria este tarifaço sobre aço e alumínio sem especificar quando as medidas entrariam em vigor nem dar mais detalhes. O Canadá e o Brasil são os maiores exportadores de aço para os EUA, mas a Alemanha e a Holanda também estão entre os grandes fornecedores para o mercado americano.

As ações de siderúrgicas europeias estão sendo negociadas em leve baixa nesta segunda-feira. Os papéis da ArcelorMittal recuam 1,54% nas negociações de pré-mercado dos EUA e as ações da Thyssenkrupp recuam 0,11% na Bolsa de Frankfurt.

Acompanhe tudo sobre:União EuropeiaDonald TrumpTarifas

Mais de Mundo

Trump oficializa tarifa de 25% para aço e alumínio; medida afeta Brasil

Venezuela envia aviões para repatriar imigrantes deportados dos EUA

Claudia Sheinbaum diz que México não pagará por muro de Trump na fronteira

Sob Trump, tarifas dos EUA voltarão a patamar da época da Segunda Guerra, diz estudo