Mundo

UE questiona EUA sobre vigilância de emails do Yahoo

Em acordo que passou a valer em agosto. os EUA concordaram em limitar a coleta e acesso dos dados de Europeus armazenados em servidores americanos

Yahoo: a Comissão estava buscando esclarecimentos sobre a natureza do mandado judicial em si e o que visava (Karen Bleier/AFP)

Yahoo: a Comissão estava buscando esclarecimentos sobre a natureza do mandado judicial em si e o que visava (Karen Bleier/AFP)

R

Reuters

Publicado em 11 de novembro de 2016 às 16h40.

Bruxelas - A Comissão Europeia questionou os Estados Unidos sobre uma ordem sigilosa enviada ao Yahoo para que vasculhasse milhares de emails de clientes buscando possíveis conexões terroristas, após preocupações de que o novo pacto de transferência de dados tenha sido violado.

Sob o acordo conhecido como Escudo de Privacidade, que passou a valer em agosto, os Estados Unidos concordaram em limitar a coleta e acesso dos dados de Europeus armazenados em servidores norte-americanos devido às preocupações da União Europeia sobre a privacidade dos dados e vigilância em massa dos EUA.

"Os serviços da Comissão contataram as autoridades norte-americanas para pedir vários esclarecimentos", disse o porta-voz da Comissão, Christian Wigand.

Duas pessoas familiarizadas com o assunto disseram que a Comissão tinha pedido agora aos EUA que explicassem como a ordem do Yahoo se encaixava em seus comprometimentos, mesmo que o programa tenha sido operado antes da vigência do Escudo de Privacidade.

A Comissão estava buscando esclarecimentos sobre a natureza do mandado judicial em si e o que visava, disse uma pessoa familiarizada com o assunto. Outra disse que também foi questionado se o programa continuava funcionando.

"Os EUA serão responsabilizados por estes comprometimentos, através de mecanismos de revisão e possibilidades de reparação, incluindo o recém-estabelecido mecanismo de ouvidoria no Departamento de Estado dos EUA", disse Wigand.

Acompanhe tudo sobre:Estados Unidos (EUA)União EuropeiaYahoo

Mais de Mundo

Em meio à tensão no Oriente Médio, Irã revela novos mísseis e drones em desfile militar

Brasileiros crescem na política dos EUA e alcançam cargos como prefeito e deputado

Votação antecipada para eleições presidenciais nos EUA começa em três estados do país

ONU repreende 'objetos inofensivos' sendo usados como explosivos após ataque no Líbano