Mundo

UE quer relançar discussão contra bloqueio de Israel a Gaza

Bruxelas - A alta representante de Política Externa e Segurança da União Europeia (UE), Catherine Ashton, assegurou hoje ao primeiro-ministro palestino, Salam Fayyad, que vai intensificar a discussão em nível comunitário em favor da suspensão do bloqueio israelense à Faixa de Gaza. Ashton, que falou hoje com Fayyad por telefone sobre o ataque israelense à […]

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 1 de junho de 2010 às 10h23.

Bruxelas - A alta representante de Política Externa e Segurança da União Europeia (UE), Catherine Ashton, assegurou hoje ao primeiro-ministro palestino, Salam Fayyad, que vai intensificar a discussão em nível comunitário em favor da suspensão do bloqueio israelense à Faixa de Gaza.

Ashton, que falou hoje com Fayyad por telefone sobre o ataque israelense à frota humanitária, ressaltou que está "disposta a aumentar os esforços" para tentar pôr fim ao bloqueio sobre Gaza e a discutir com os países comunitários "como trabalhar nesta questão", assinalou hoje um porta-voz da Comissão Europeia (órgão executivo da UE).

Ashton considera que o bloqueio israelense a Gaza é "injustificado e politicamente contraproducente". Ela destacou a "importância" de manter o processo de negociações com Israel, de modo que as atuais discussões indiretas por meio dos Estados Unidos passem a ser "negociações diretas".

A alta representante da UE também disse a Fayyad que lamenta a morte dos pelo menos nove integrantes da frota humanitária, e manifestou sua "preocupação" pela possibilidade que haja vítimas da UE.

Além disso, Ashton ressaltou a importância da reconciliação palestina - Gaza está sob controle do grupo Hamas, considerado terrorista pela UE, enquanto o Governo autônomo só exerce seu poder na Cisjordânia -, e disse que apoiaria uma possível visita do presidente da Autoridade Nacional Palestina (ANP), Mahmoud Abbas, a Gaza.

Fayyad deve realizar uma visita a Bruxelas "nas próximas semanas", acrescentou o porta-voz.

Acompanhe tudo sobre:EuropaOriente MédioPolíticaUnião Europeia

Mais de Mundo

Conclave para eleger o sucessor do Papa Francisco será mais internacional

Papa Francisco mudou regras sobre próprio funeral para ser mais simples

Papa Francisco morre aos 88 anos, diz Vaticano

Menina de 14 anos morre após ser atacada por leão no Quênia