Mundo

UE propõe reunião sobre o Mali dia 5 de fevereiro

O encontro deve acontecer em Bruxelas, junto com a União Africana, a CEDEAO e a ONU


	A chefe da diplomacia europeia, Catherine Ashton: os europeus decidiram acelerar o envio de 450 europeus da missão cujo objetivo é reorganizar o Exército do Mali (John Thys/AFP)

A chefe da diplomacia europeia, Catherine Ashton: os europeus decidiram acelerar o envio de 450 europeus da missão cujo objetivo é reorganizar o Exército do Mali (John Thys/AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 21 de janeiro de 2013 às 11h57.

Bruxelas - A União Europeia propôs nesta segunda-feira organizar uma reunião internacional sobre o Mali no dia 5 de fevereiro em Bruxelas, junto com a União Africana, a CEDEAO e a ONU, anunciou um porta-voz em coletiva de imprensa.

"Nós propomos sediar uma reunião ministerial em 5 de fevereiro do Grupo de Apoio Internacional e de acompanhar a situação no Mali", declarou Michael Mann, porta-voz do chefe da diplomacia europeia, Catherine Ashton.

"Ela será organizada com a União Africana, a CEDEAO (Comunidade Econômica dos Estados da África Ocidental) e as Nações Unidas, e será realizada em Bruxelas", indicou Mann, sem dar mais detalhes.

O porta-voz também anunciou que o chefe da missão da UE para treinar o Exército do Mali (EUTM), o general francês François Lecointre, havia chegado ao país nesta segunda-feira para se preparar para a implantação da missão de treinamento.

"Especialistas e técnicos estão no local e o trabalho pode começar", acrescentou.

Os europeus decidiram na quinta-feira acelerar o envio de 450 europeus da missão EUTM, cujo objetivo é reorganizar o Exército do Mali.

O objetivo final é torná-lo operacional "o mais tardar em meados de fevereiro". Uma dúzia de países já anunciou sua intenção de oferecer homens e equipamentos para a missão.

Acompanhe tudo sobre:EuropaFrançaGuerrasMaliPaíses ricosUnião Europeia

Mais de Mundo

Quais países têm salário mínimo? Veja quanto cada país paga

Há chance real de guerra da Ucrânia acabar em 2025, diz líder da Conferência de Segurança de Munique

Trump escolhe bilionário Scott Bessent para secretário do Tesouro

Partiu, Europa: qual é o país mais barato para visitar no continente