Mundo

UE processa AstraZeneca por atrasos na entrega da vacina contra covid-19

A informação foi revelada nesta segunda-feira pela comissária do bloco para saúde e alimentos, Stella Kyriakides, em publicação no Twitter

 (Henry Nicholls/File Photo/Reuters)

(Henry Nicholls/File Photo/Reuters)

EC

Estadão Conteúdo

Publicado em 26 de abril de 2021 às 10h16.

Última atualização em 26 de abril de 2021 às 10h56.

A União Europeia (UE) anunciou a abertura de ação judicial contra a AstraZeneca, em meio a sucessivos atrasos da farmacêutica na entrega de vacinas contra o coronavírus. A informação foi revelada nesta segunda-feira pela comissária do bloco para saúde e alimentos, Stella Kyriakides, em publicação no Twitter.

  • Entenda como o avanço da vacinação afeta seus investimentos. Assine a EXAME.

"Nossa prioridade é garantir que as entregas das vacinas contra a covid-19 aconteçam para proteger a saúde da UE. Por isso a Comissão Europeia decidiu, junto aos Estados membros, iniciar procedimentos legais contra a AstrAzeneca", escreveu, no Twitter.

A UE alega que a empresa britânica violou os termos de contratos firmados no ano passado, que previam a compra de mais de 300 milhões de doses do imunizantes, com mais de 100 milhões entregues no primeiro trimestre. A companhia, contudo, só enviou cerca de 30 milhões no período, na esteira de gargalos na esteira produtiva.

AstraZeneca diz que ação judicial da UE sobre vacina não tem mérito

A AstraZeneca afirmou nesta segunda-feira que "lamenta" a decisão da União Europeia (UE) de processar a farmacêutica por atrasos na entrega da vacina do coronavírus. Em comunicado, a empresa alegou que a ação judicial é "sem mérito" e se comprometeu a "se defender fortemente" nas cortes.

A companhia disse ter enviado mais de 50 milhões de doses do imunizante ao bloco até o final de abril e citou "desafios" na produção do profilático.

"Estamos tendo progressos na abordagem de desafios técnicos e nossa produção está melhorando, mas o ciclo produtivo da vacina é muito longo, o que significa que melhorias levam tempo para resultar em maior volume de doses produzidas", explicou a AstraZeneca.

Acompanhe tudo sobre:AstraZenecaUnião Europeiavacina contra coronavírusVacinas

Mais de Mundo

Agenda do G20 no Brasil entra na reta final; veja o que será debatido entre os líderes globais

Trump nomeia Chris Wright, executivo de petróleo, como secretário do Departamento de Energia

Milei se reunirá com Xi Jinping durante cúpula do G20

Lula encontra Guterres e defende continuidade do G20 Social