Mundo

UE prevê negociações difíceis com Reino Unido sobre futuros laços

União Europeia quer garantia de que governo de Boris Jhonson manterá acordo sobre funcionamento de única fronteira terrestre entre o bloco e o Reino Unido

Bandeira do Reino Unido sendo retirada do Parlamento Europeu: Reino Unido deixou a UE em 31 de janeiro, após mais de três anos de tortuosas conversas sobre divórcio (Thierry Monasse/Getty Images)

Bandeira do Reino Unido sendo retirada do Parlamento Europeu: Reino Unido deixou a UE em 31 de janeiro, após mais de três anos de tortuosas conversas sobre divórcio (Thierry Monasse/Getty Images)

R

Reuters

Publicado em 25 de fevereiro de 2020 às 16h02.

Última atualização em 25 de fevereiro de 2020 às 16h04.

São Paulo — A União Europeia comunicou nesta terça-feira que as negociações sobre os laços pós-Brexit com o Reino Unido começarão na próxima segunda-feira, mas alertou que o processo seria "muito difícil" e poderá fracassar se Londres não garantir a fronteira irlandesa conforme acordado anteriormente.

O Reino Unido deixou a UE em 31 de janeiro, após mais de três anos de tortuosas conversas sobre divórcio, muito complicadas pelas sensibilidades ao redor da fronteira irlandesa, a única fronteira terrestre entre o bloco e o Reino Unido agora e com um passado de violência.

Com os dois lados conversando duramente antes das negociações, a Irlanda alertou que mesmo um acordo comercial básico seria impossível até o final deste ano se Londres não honrar os compromissos relacionados à fronteira no seu acordo de saída do bloco europeu.

"Se não houver progresso na infraestrutura necessária ... nos próximos meses, esse será um sinal muito preocupante para a possibilidade de concluir ou não algo sensato antes do final do ano ", disse o ministro das Relações Exteriores da Irlanda, Simon Coveney, a repórteres em Bruxelas na terça-feira.

"Se isso não acontecer, prejudicará significativamente as perspectivas de conseguir um acordo de comércio básico... até o final do ano."

Essa mensagem foi reforçada pelo negociador da UE para o Brexit, Michel Barnier, que também disse que a primeira rodada de negociações acontecerá em Bruxelas da próxima segunda a quinta-feira, seguida por uma segunda rodada em Londres no final de março.

O governo britânico disse que irá publicar suas próprias linhas de negociação para as negociações da UE na quinta-feira.

"O principal objetivo do Reino Unido nas negociações é garantir que restauremos nossa independência econômica e política em 1º de janeiro de 2021", disse o porta-voz do primeiro-ministro Boris Johnson em um comunicado, referindo-se ao período de transição.

O ministro das Relações Exteriores holandês, Stef Blok, disse: "A pressão do tempo é imensa, os interesses são enormes, é um tratado muito complicado, portanto será um trabalho muito duro".

Acompanhe tudo sobre:Boris JohnsonBrexitEuropaUnião Europeia

Mais de Mundo

Comício de Trump tem filas na neve e elogios ao TikTok: 'ajudou a me eleger'

Machado convoca boicote a próximas eleições na Venezuela após denúncias de fraude

Washington declara emergência por frio extremo na véspera da posse de Trump

Confrontos entre guerrilhas deixam 80 mortos e milhares de deslocados na Colômbia