Mundo

UE pode processar Alemanha por pedágio rodoviário

O projeto de pedágio no país é considerado uma discriminação contra estrangeiros, segundo o jornal alemão Die Welt


	Comissão Europeia: a instituição tem informado a Alemanha sobre suas preocupações com os pedágios
 (Daniel Roland/AFP)

Comissão Europeia: a instituição tem informado a Alemanha sobre suas preocupações com os pedágios (Daniel Roland/AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 30 de maio de 2015 às 15h20.

Frankfurt -- A Comissão Europeia pode processar a Alemanha no Tribunal de Justiça das Comunidades Europeias por causa de projetos de pedágio rodoviário no país. O projeto é considerado uma discriminação contra estrangeiros, segundo o jornal alemão Die Welt.

Fontes da comissão ouvidas pela publicação disseram que Bruxelas poderia "abrir processos por infração contra a Alemanha por causa do pedágio, uma vez que discrimina os condutores estrangeiros e é, portanto, contrário à lei da União Europeia".

"Nós estamos esperando que a Alemanha complete todo o processo de adoção legislativa sobre a introdução de um regime de cobrança de pedágios para os veículos particulares", disse um porta-voz da comissão. "Atribuímos a maior importância ao princípio da não discriminação".

O ministério dos Transportes da Alemanha não estava imediatamente disponível para comentar.

Segundo as fontes, a Comissão tem informado regularmente a Alemanha sobre as suas preocupações, mas as questões levantadas não foram colocadas na legislação. Segundo o plano, os motoristas alemães seriam efetivamente ressarcidos por eventuais pedágios que pagam através de impostos de circulação reduzidos.

O Bundesrat, a câmara alta do parlamento alemão, aprovou a lei no início de maio, mas a medida vai entrar em vigor somente após o presidente Joachim Gauck assinar o projeto e de sua publicação no Diário Oficial.

O plano tem atraído fortes críticas, em particular, da vizinha Áustria e da Holanda, cujos motoristas costumam usar estradas alemãs. A maioria dos vizinhos da Alemanha têm alguma forma de pedágio para os automóveis.

Acompanhe tudo sobre:AlemanhaÁustriaEuropaHolandaPaíses ricosPedágioProcessos judiciaisTransportesUnião Europeia

Mais de Mundo

Chefe da Otan se reuniu com Donald Trump nos EUA

Eleições no Uruguai: 5 curiosidades sobre o país que vai às urnas no domingo

Quais países têm salário mínimo? Veja quanto cada país paga

Há chance real de guerra da Ucrânia acabar em 2025, diz líder da Conferência de Segurança de Munique