Mundo

UE pede por proteção de espaços públicos contra atos terroristas

Nos últimos anos, os terroristas têm atacado áreas de pedestres, aeroportos, áreas de shows e mercados de Natal em cidades europeias

Barcelona (Foto/Reuters)

Barcelona (Foto/Reuters)

EC

Estadão Conteúdo

Publicado em 18 de outubro de 2017 às 20h15.

Bruxelas - A União Europeia convidou seus Estados-membros a garantirem melhores espaços públicos contra atos terroristas e projetá-los com a ameaça em mente, após uma série de ataques em áreas urbanas nos últimos anos.

A Comissão Europeia afirmou que proporcionaria mais de 100 milhões de euros até meados do próximo ano para projetos transfronteiriços e para cidades que investem na proteção dos alvos "soft", como espaços públicos com alta concentração de pessoas.

Nos últimos anos, os terroristas têm áreas de pedestres, aeroportos, áreas de shows e mercados de Natal em cidades europeias como Barcelona, Berlim, Londres, Paris e Nice, usando carros e caminhões sequestrados e, em alguns casos, armas e explosivos.

"Temos que aceitar que os terroristas não irão parar, mudar ou adaptar seus métodos. Precisamos adaptar a nossa respostas", afirmou o comissário europeu de segurança, Julian King.

Ele afirmou que a Comissão irá permitir que autoridades locais, planejadores urbanos e especialistas em segurança se encontrem e troquem boas práticas sobre como "tornar os espaços públicos mais seguros sem desnaturalizá-los".

Fonte: Dow Jones Newswires.

Acompanhe tudo sobre:Ataques terroristasEuropaTerrorismoUnião Europeia

Mais de Mundo

Argentina questionou declaração do G20 porque acha que Estado não resolve pobreza, diz ministra

EUA vetam pela 4ª vez resolução da ONU que pede cessar-fogo na Faixa de Gaza

Países ocidentais apresentam resolução contra o programa nuclear do Irã

Guerra na Ucrânia: Armas nucleares são a definitiva moeda de troca da Rússia