Mundo

UE nega preparativos para ajudar Espanha

Bruxelas - O presidente da Comissão Europeia, José Manuel Barroso, disse que a União Europeia não se prepara para oferecer ajuda financeira à Espanha, negando especulações da imprensa alemã de que o país pode solicitar ajuda do fundo de resgate de 750 bilhões de euros, que os países da União Europeia e o Fundo Monetário […]

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 10 de outubro de 2010 às 03h43.

Bruxelas - O presidente da Comissão Europeia, José Manuel Barroso, disse que a União Europeia não se prepara para oferecer ajuda financeira à Espanha, negando especulações da imprensa alemã de que o país pode solicitar ajuda do fundo de resgate de 750 bilhões de euros, que os países da União Europeia e o Fundo Monetário Internacional formaram para ajudar nações da zona do euro à beira do default. Não há "plano específico para a Espanha", declarou.

Pouco antes, o ministro de finanças da Alemanha, Michael Offer, negou que a Espanha tenha sido um dos temas da teleconferência entre ministros de finanças de países do G-7 (grupo das sete principais nações industrializadas) realizada nesta segunda-feira. Segundo Offer, a teleconferência foi um preparativo para a reunião do G-20 no final de junho em Toronto.

No começo do dia, o vice-ministro das Finanças, Carlos Ocaña, havia negado as especulações. "A Espanha não está em negociação com nenhuma instituição europeia para obter financiamento", declarou.

Acompanhe tudo sobre:EspanhaEuropaPiigsUnião Europeia

Mais de Mundo

Guerra comercial de Trump traz risco de partir comércio global entre EUA e China, alerta OMC

EUA negocia acordo para que seus navios de guerra não paguem pedágio no canal do Panamá

República Dominicana encerra buscas nos escombros de casa noturna com ao menos 124 mortos

Cúpula da Celac termina sem consenso por não adesão da Argentina de Milei, Paraguai e Nicarágua