A Grécia recebeu empréstimos da UE e do FMI (Louisa Gouliamaki/AFP)
Da Redação
Publicado em 17 de novembro de 2010 às 14h43.
Bruxelas - A Comissão Europeia negou nesta quarta-feira as declarações do governo grego sobre um atraso no pagamento da próxima parcela do empréstimo a Atenas, adotada pelos países da Eurozona e o FMI há seis meses para ajudar o país a sair de sua crise orçamentária.
"A decisão sobre o próximo pagamento à Grécia deve ser tomada até 14 de dezembro pelos países da Eurozona que participam no plano de ajuda, mas este sempre foi previsto para janeiro do próximo ano", declarou o comissário europeu para Assuntos Econômicos, Olli Rehn.
"Portanto, não há nenhum adiamento", enfatizou.
Pouco antes, o ministério grego das Finanças afirmou que a zona euro pagará em janeiro e não em dezembro como previsto os 6,5 bilhões de euros da terceira parcela do empréstimo concedido junto com o Fundo Monetário Internacional à Grécia em maio.
"Trata-se de um ajuste técnico, visando às festas de Natal e de fim de ano, que não criará qualquer problema para o país", explicou uma fonte do ministério, acrescentando que o FMI repassará, como previsto, em dezembro sua parte de 2,5 bilhões.