Mundo

UE não comenta declarações polêmicas de diplomata americana

União Europeia (UE) se recusou a comentar as declarações pouco diplomáticas da subsecretária de Estado americana, Victoria Nuland


	Foto divulgada pela embaixada americana em Kiev de Victoria Nuland acendendo uma vela em catedral: "que se fod... a UE!", disse
 (AFP)

Foto divulgada pela embaixada americana em Kiev de Victoria Nuland acendendo uma vela em catedral: "que se fod... a UE!", disse (AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 7 de fevereiro de 2014 às 07h58.

Bruxelas - A União Europeia (UE) se recusou nesta sexta-feira a comentar as declarações pouco diplomáticas da subsecretária de Estado americana, Victoria Nuland.

"Não comentamos os vazamentos de supostas conversas telefônicas", afirmou a porta-voz da chefe da diplomacia da UE, Catherine Ashton.

"A UE está comprometida em ajudar o povo ucraniano na atual crise política", completou, sem outros comentários.

Victoria Nuland pediu desculpas na quinta-feira à União Europeia depois de suas declarações pouco diplomáticas sobre a UE a respeito da crise ucraniana.

"Que se fod... a UE!", diz a nova subsecretária de Estado americana para a Europa em um telefonema recente com o embaixador americano em Kiev, Geoff Pyatt, quando discutiam os próximos passos a seguir para tentar resolver a crise pelos protestos em favor da democracia nesse país.

Funcionários americanos não negaram que a conversa - publicada em um vídeo no Youtube com legendas em russo - tenha acontecido, mas se negaram a dar detalhes. Eles criticaram a Rússia por, supostamente, ter interceptado os telefonemas de diplomatas.

Victoria "esteve em contato com suas contrapartes europeus e, claro, desculpou-se", disse a porta-voz do Departamento de Estado, Jen Psaki.

Para o porta-voz da Casa Branca, Jay Carney, o fato de o vídeo ter sido tuitado pelo governo russo "diz algo sobre o papel da Rússia" nos fatos.

Acompanhe tudo sobre:DiplomaciaEstados Unidos (EUA)EuropaPaíses ricosUnião Europeia

Mais de Mundo

Reino Unido testará uso de IA para identificar migrantes adultos que tentam se passar por crianças

Sem citar Brasil, Trump afirma que só irá abaixar tarifas se países abrirem mercado para os EUA

Distância de 60 metros: Avião quase 'pousa' em cima de Boeing 737 decolando na Cidade do México

União Europeia prepara tarifas de 30% sobre US$ 117 bilhões de produtos dos EUA em resposta a Trump