Mundo

UE inicia negociações para adesão da Islândia

Bruxelas - As negociações para a adesão da Islândia à União Europeia (UE) começarão na próxima terça-feira, em Bruxelas, quando serão discutidos os setores mais problemáticos da ilha, como a pesca, a agricultura, o meio ambiente e os serviços financeiros. Antes deste encontro, os 27 países membros da UE aprovarão na segunda-feira as questões da […]

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 23 de julho de 2010 às 14h30.

Bruxelas - As negociações para a adesão da Islândia à União Europeia (UE) começarão na próxima terça-feira, em Bruxelas, quando serão discutidos os setores mais problemáticos da ilha, como a pesca, a agricultura, o meio ambiente e os serviços financeiros.

Antes deste encontro, os 27 países membros da UE aprovarão na segunda-feira as questões da negociação. No dia seguinte, se reunirão com o ministro de Assuntos Exteriores islandês, Össur Skarphédinsson, em um encontro formal que marcará o início do processo.

Fontes da Presidência rotativa belga da UE se recusaram hoje a dar uma data para a adesão efetiva da Islândia e prometeram apenas que farão todo o possível para que o processo "seja o mais rápido possível".

A Islândia faz parte do Espaço Econômico Europeu (EEE) e do chamado Espaço Schengen, que permite a livre circulação de pessoas entre seus signatários. Boa parte de sua legislação nacional já é compatível com a da UE.

No entanto, a Comissão Europeia (órgão executivo da UE) declarou em fevereiro que o país deverá realizar "sérios esforços" para alinhar sua legislação com a da UE nos setores de pesca, meio ambiente, agricultura, desenvolvimento rural, livre circulação de capitais e serviços financeiros.

País de apenas 320 mil habitantes, a Islândia representa 0,08% do Produto Interno Bruto (PIB) da UE e começou a se aproximar do bloco depois da profunda recessão de outubro de 2008, quando o país sofreu com o colapso de seu setor bancário e foi obrigado a pedir ajuda ao Fundo Monetário Internacional (FMI).

Reykjavik formalizou sua solicitação de adesão em julho de 2009, quando entregou uma carta à presidência rotativa da UE da Suécia, em Estocolmo.

Em 24 de fevereiro de 2010, a Comissão Europeia emitiu sua sentença favorável ao processo de adesão e no dia 17 de junho, os líderes da UE respaldaram o começo das negociações por unanimidade.

Acompanhe tudo sobre:CâmbioEuroEuropaFMIMoedasUnião Europeia

Mais de Mundo

Manifestação reúne milhares em Valencia contra gestão de inundações

Biden receberá Trump na Casa Branca para iniciar transição histórica

Incêndio devastador ameaça mais de 11 mil construções na Califórnia

Justiça dos EUA acusa Irã de conspirar assassinato de Trump; Teerã rebate: 'totalmente infundado'