Mundo

UE fornecerá 10 veículos blindados para ajudar OPAQ na Síria

UE fornecerá dez veículos blindados para ajudar aos inspetores e técnicos da Organização para a Proibição das Armas Químicas (OPAQ) em seu trabalho na Síria


	Equipe da ONU na Síria: entrega do material é fruto de um contrato assinado hoje
 (Getty Images)

Equipe da ONU na Síria: entrega do material é fruto de um contrato assinado hoje (Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 11 de outubro de 2013 às 10h34.

Bruxelas - A União Europeia (UE) fornecerá dez veículos blindados para ajudar aos inspetores e técnicos da Organização para a Proibição das Armas Químicas (OPAQ) em seu trabalho na Síria, informou nesta sexta-feira o porta-voz das Relações Exteriores do Executivo comunitário, Michael Mann.

A entrega do material é fruto de um contrato assinado hoje, cujo valor beira os 2 milhões de euros, disse em entrevista coletiva o porta-voz.

Mann detalhou que oito dos veículos "chegarão na semana que vem a Beirute para serem levados de barco até a Síria", enquanto os outros dois farão isso "pouco depois".

Além disso, lembrou que a UE já havia fornecido no último ano outros 25 veículos blindados, por isso a contribuição total ascende a 35 veículos.

Do ponto de vista econômico, a contribuição sobe para cerca de 7 milhões de euros.

O porta-voz explicou que o material faz parte da assistência global que a União promove para ajudar a eliminar as armas químicas na Síria.

Além de veículos, a ajuda inclui a entrega de "mapas detalhados" da missão, que a União enviou tanto à ONU como à OPAQ, acrescentou Mann.

O porta-voz lembrou, nesse contexto, que a UE dispõe de um serviço de informação e ajuda encarregado de transmitir aos Estados-membros os pedidos da OPAQ.

Essa ajuda se inscreve no objetivo de "fazer tudo que for o possível para encontrar uma solução na Síria", ressaltou o porta-voz, que indicou que a UE seguirá insistindo na necessidade de realizar uma conferência internacional de paz em Genebra "o mais rápido possível para dar fim à luta".

Acompanhe tudo sobre:Europaseguranca-digitalSíriaUnião Europeia

Mais de Mundo

Netanyahu diz que Israel fará 'o possível' para evitar que Irã tenha armas nucleares

Premiê do Líbano pede a Macron que pressione Israel a parar violações do cessar-fogo

Netanyahu ameaça com "guerra intensa” caso Hezbollah viole acordo de trégua

Sheinbaum descarta ‘guerra tarifária’ com EUA após conversa com Trump