Mundo

UE e Reino Unido não alcançam acordo sobre 1ª fase do Brexit

Apesar de terem chegado a um "entendimento comum" na maioria dos assuntos, as duas partes não conseguiram chegar a um acordo

A premiê britânica Theresa May e o presidente da Comissão Europeia Jean-Claude Juncker (Yves Herman/Reuters)

A premiê britânica Theresa May e o presidente da Comissão Europeia Jean-Claude Juncker (Yves Herman/Reuters)

E

EFE

Publicado em 4 de dezembro de 2017 às 14h30.

Última atualização em 4 de dezembro de 2017 às 14h51.

Bruxelas - A União Europeia (UE) e o Reino Unido não conseguiram nesta segunda-feira alcançar um acordo sobre a conclusão da primeira fase das negociações do "Brexit", apesar de terem chegado a um "entendimento comum" na maioria dos assuntos.

"Apesar de nossos melhores esforços e do significativo progresso alcançado nas últimas semanas, não foi possível chegar a um acordo completo hoje", disse o presidente da Comissão Europeia, Jean-Claude Juncker, após um lanche de trabalho com a primeira-ministra britânica, Theresa May.

Juncker se mostrou convencido de que a ausência de acordo após quase quatro horas de conversa entre os dois líderes "não é um fracasso", mas "o estado da última rodada de negociações" e disse confiar em conseguir "um acordo durante esta semana".

"Agora temos um entendimento comum na maioria dos assuntos, com só dois ou três abertos para a discussão", detalhou o presidente do Executivo comunitário, que acrescentou que estes assuntos requerem "mais consultas, mais negociação e mais debate".

Além disso, destacou que a UE "está preparada para continuar as negociações com o Reino Unido em Bruxelas mais tarde nesta semana", para alcançar um "progresso suficiente" nos assuntos da primeira rodada de negociações, que são a conta da separação, os direitos dos cidadãos e a fronteira na ilha da Irlanda.

Na mesma linha, May definiu o encontro como "construtivo", e assegurou que "se tem feito muito progresso" e que "em muitos temas há entendimento comum".

No entanto, admitiu que "em um par de temas as diferenças permanecem", o que requer "mais negociação e consulta", que espera retomar "antes do final da semana".

"Também confio em que concluiremos isto positivamente", concluiu.

Acompanhe tudo sobre:Reino UnidoBrexitUnião Europeia

Mais de Mundo

Suspeito de assassinato de Charlie Kirk é acusado e pode receber pena de morte

Governo argentino anuncia processo para privatizar parcialmente suas três usinas nucleares

Luigi Mangione, acusado de matar CEO de seguradora, será julgado em dezembro nos EUA

Trump estende prazo para resolver venda do TikTok até 16 de dezembro