Mundo

UE e Londres podem manter boas relações após Brexit, diz Barnier

Segundo o principal negociador do bloco, uma relação sólida poderia ser mantida se os dois lados negociarem sem agressividade

Michel Barnier: ele também abordou o impacto que o Brexit pode ter na Irlanda (Eric Vidal/Reuters)

Michel Barnier: ele também abordou o impacto que o Brexit pode ter na Irlanda (Eric Vidal/Reuters)

A

AFP

Publicado em 11 de maio de 2017 às 10h41.

O Reino Unido e a União Europeia manterão uma boa relação depois do Brexit se negociarem a separação sem agressividades, afirmou nesta quinta-feira na Irlanda o principal negociador do bloco, Michel Barnier.

"Se negociarmos com respeito mútuo, sem nenhuma agressividade, não haverá motivos pelos quais nossa forte Europa não possa manter uma relação sólida com o Reino Unido", afirmou Barnier em um discurso no parlamento irlandês, depois de semanas de tensão entre Bruxelas e Londres.

Por ocasião da dissolução do Parlamento para as eleições de 8 de junho, a primeira-ministra britânica Theresa May denunciou as ameaças de "políticos e funcionários europeus a fim de incidir nos resultados das eleições".

Barnier abordou o impacto que o Brexit pode ter na Irlanda, que compartilha fronteira terrestre com o Reino Unido, mais exatamente com a Irlanda do Norte, província que foi cenário de um conflito sectário entre leais a Dublim e a Londres e que acabou em 1998 com os Acordos de Paz da Sexta-feira Santa.

A Irlanda teme que a volta dos controles alfandegários coloque em perigo a precária paz na Irlanda do Norte e favoreça a volta do conflito.

"Nada nessas negociações deverá colocar a paz em risco. Nada", enfatizou Barnier.

Acompanhe tudo sobre:BrexitReino UnidoUnião Europeia

Mais de Mundo

Manifestação reúne milhares em Valencia contra gestão de inundações

Biden receberá Trump na Casa Branca para iniciar transição histórica

Incêndio devastador ameaça mais de 11 mil construções na Califórnia

Justiça dos EUA acusa Irã de conspirar assassinato de Trump; Teerã rebate: 'totalmente infundado'