Mundo

UE diz que Samsung ofereceu parar com ações sobre patentes

Oferta surge depois que a Comissão Europeia disse que as ações judiciais da Samsung sobre patentes violava normas antitruste


	Samsung: Comissão, que também acusou a unidade Motorola Mobility da Google com práticas antitruste similares em maio, disse que o caso traria clareza à indústria de telefonia móvel
 (Fabrizio Bensch/Reuters)

Samsung: Comissão, que também acusou a unidade Motorola Mobility da Google com práticas antitruste similares em maio, disse que o caso traria clareza à indústria de telefonia móvel (Fabrizio Bensch/Reuters)

DR

Da Redação

Publicado em 17 de outubro de 2013 às 09h22.

Bruxelas - A Samsung ofereceu parar de levar rivais como a Apple às cortes na Europa por disputas sobre patentes para que uma investigação antitruste seja encerrada, disseram nessa quinta-feira reguladores da União Europeia.

A oferta, que pode ajudar a neutralizar uma longa guerra de patentes entre as maiores operadoras de telefonia móvel do mundo, surge depois que a Comissão Europeia disse que as ações judiciais da Samsung sobre patentes violava normas antitruste da União Europeia. Ela pode também ajudar a Samsung a evitar uma possível multa que poderia alcançar 18,3 bilhões de dólares.

A Samsung e a Apple, as duas maiores fabricantes de smartphones em volume e vendas, estão se enfrentando em cortes de mais de 10 países conforme disputam o controle do lucrativo mercado de dispositivos móveis.

"A Samsung se ofereceu a se abster de buscar liminares sobre patentes essenciais padrão (SEP) de dispositivos móveis por um período de cinco anos contra qualquer empresa que concorde com uma estrutura particular de licenciamento", disse a Comissão em um comunicado.

O comunicado dizia ainda que as partes interessadas têm um mês para comentar sobre a proposta da Samsung.

A Comissão, que também acusou a unidade Motorola Mobility da Google com práticas antitruste similares em maio, disse que o caso da Samsung traria clareza à indústria de telefonia móvel.

Acompanhe tudo sobre:CartelEmpresasEmpresas coreanasempresas-de-tecnologiaEuropaIndústria eletroeletrônicaSamsungSmartphonesUnião Europeia

Mais de Mundo

Trump promete deportações em massa, mas expulsou menos estrangeiros que Obama

Cessar-fogo na Faixa de Gaza: troca de prisioneiros marca início do acordo

Elon Musk, Jeff Bezos e Tim Cook: os bilionários e CEOs que estarão na posse de Trump

Quais são os poderes de Trump para impor tarifas e mudar o comércio global?