O premier da Irlanda, Brian Cowen: país vive crise política (AFP)
Da Redação
Publicado em 24 de janeiro de 2011 às 12h08.
Bruxelas - A aprovação da nova Lei de Finanças irlandesa, que dá sinal verde aos orçamentos de 2011, antes da realização das eleições na Irlanda é "crucial", disse nesta segunda-feira um porta-voz comunitário.
A citada lei é "muito importante" para garantir a aprovação das contas públicas deste ano, assim como o programa de assistência estipulado com a União Europeia (UE) e o Fundo Monetário Internacional (FMI), segundo o porta-voz de Assuntos Econômicos e Monetários da Comissão Europeia, Amadeu Altafaj.
Neste sentido, Altafaj parabenizou o consenso que parece emergir das declarações da classe política irlandesa para aprovar a citada norma antes da realização das eleições, previstas para 11 de março.
A crise política vivida pela Irlanda piorou neste fim de semana depois que o Partido Verde se retirou da coalizão do Governo, o que pode prejudicar a aprovação da nova Lei de Finanças.
A lei supõe a aprovação do orçamento de 2011 e dá cobertura legal ao conjunto de medidas com o qual será realizado o processo de reestruturação da economia irlandesa durante os próximos quatro anos, como estabelecem as condições do resgate financeiro da UE e do FMI a este país.