Mundo

UE diz que Irlanda precisa aprovar logo a Lei de Finanças

País precisa da aprovação para continuar recebendo ajuda financeira internacional

O premier da Irlanda, Brian Cowen: país vive crise política (AFP)

O premier da Irlanda, Brian Cowen: país vive crise política (AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 24 de janeiro de 2011 às 12h08.

Bruxelas - A aprovação da nova Lei de Finanças irlandesa, que dá sinal verde aos orçamentos de 2011, antes da realização das eleições na Irlanda é "crucial", disse nesta segunda-feira um porta-voz comunitário.

A citada lei é "muito importante" para garantir a aprovação das contas públicas deste ano, assim como o programa de assistência estipulado com a União Europeia (UE) e o Fundo Monetário Internacional (FMI), segundo o porta-voz de Assuntos Econômicos e Monetários da Comissão Europeia, Amadeu Altafaj.

Neste sentido, Altafaj parabenizou o consenso que parece emergir das declarações da classe política irlandesa para aprovar a citada norma antes da realização das eleições, previstas para 11 de março.

A crise política vivida pela Irlanda piorou neste fim de semana depois que o Partido Verde se retirou da coalizão do Governo, o que pode prejudicar a aprovação da nova Lei de Finanças.

A lei supõe a aprovação do orçamento de 2011 e dá cobertura legal ao conjunto de medidas com o qual será realizado o processo de reestruturação da economia irlandesa durante os próximos quatro anos, como estabelecem as condições do resgate financeiro da UE e do FMI a este país.

Acompanhe tudo sobre:EuropaIrlandaOrçamento federalPiigsUnião Europeia

Mais de Mundo

Imigração dos EUA se desculpa após deter cidadãos americanos que falavam espanhol

EUA congelam financiamento federal para ONGs que atendem migrantes

Trump confirma contatos com Moscou para repatriar vítimas russas de acidente aéreo

Após acidente, Trump ordena revisão de protocolo aéreo e mudanças de contratação feitas com Biden