Mundo

UE diz que cessar-fogo na Ucrânia será positivo

A União Europeia espera que acordo de cessar-fogo contemple a devolução para autoridades ucranianas do controle de duas passagens fronteiriças com a Rússia


	Pró-russos: A UE está discutindo a possibilidade de anunciar uma nova rodada de sanções à Rússia
 (Maxim Shemetov/Reuters)

Pró-russos: A UE está discutindo a possibilidade de anunciar uma nova rodada de sanções à Rússia (Maxim Shemetov/Reuters)

DR

Da Redação

Publicado em 3 de setembro de 2014 às 09h52.

Bruxelas - A União Europeia ainda aguarda mais informações sobre o aparente acordo de cessar-fogo fechado entre Rússia e Ucrânia, segundo uma porta-voz, acrescentando que o bloco daria boas-vindas a uma interrupção "viável e mutuamente acertada" do conflito.

"Se a notícia se confirmar, será positivo", comentou a porta-voz, Maja Kocijancic. "Mas como já disse, precisamos de mais informações."

Mais cedo, a presidência da Ucrânia informou em seu site na internet que os presidentes ucraniano, Petro Poroshenko, e russo, Vladimir Putin, tinham chegado a um acordo de cessar-fogo no leste ucraniano.

O Kremlin, por sua vez, respondeu que os líderes haviam, na verdade, discutido passos para chegarem à paz.

De acordo com a porta-voz, a UE está esperando que vários "elementos" sejam contemplados em um acordo de cessar-fogo sustentável, incluindo a devolução para autoridades ucranianas do controle de duas passagens fronteiriças com a Rússia. "Continuamos a pedir que a Rússia interrompa o envio de armas e militares (para a Ucrânia)", disse ela.

A UE está discutindo a possibilidade de anunciar uma nova rodada de sanções à Rússia, que estaria auxiliando separatistas pró-Moscou no leste ucraniano, segundo Kiev e governos do Ocidente.

A decisão final sobre eventuais punições adicionais está prevista para sexta-feira (05). O Kremlin nega acusações de que teria enviado centenas de soldados russos para território ucraniano.

Fonte: Dow Jones Newswires.

Acompanhe tudo sobre:ÁsiaEuropaPolíticosRússiaUcrâniaUnião EuropeiaVladimir Putin

Mais de Mundo

Yamandú Orsi, da coalizão de esquerda, vence eleições no Uruguai, segundo projeções

Mercosul precisa de "injeção de dinamismo", diz opositor Orsi após votar no Uruguai

Governista Álvaro Delgado diz querer unidade nacional no Uruguai: "Presidente de todos"

Equipe de Trump já quer começar a trabalhar em 'acordo' sobre a Ucrânia