Mundo

UE debaterá crise de saúde gerada pela bactéria E. coli

Até agora foram registrados 1.823 infectados pela bactéria letal

Áustria, República Tcheca, Dinamarca, França, Holanda, Espanha, Suécia e Reino Unido já tiveram casos de contaminação

Áustria, República Tcheca, Dinamarca, França, Holanda, Espanha, Suécia e Reino Unido já tiveram casos de contaminação

DR

Da Redação

Publicado em 6 de junho de 2011 às 07h39.

São Paulo - Os ministros da Saúde da União Europeia (UE) debaterão nesta segunda-feira o impacto na saúde pública da agressiva infecção causada pela bactéria E. coli, que até o momento matou 19 pessoas e deixou centenas de doentes.

Durante o conselho de ministros, o comissário de Saúde europeu, John Dalli, informará em Luxemburgo sobre as últimas notícias do surto.

"Quero manter um debate significativo e concreto sobre o assunto no conselho (...), com a esperança que possamos consolidar ainda mais nossos esforços para combater o surto de E. coli", disse o comissário em comunicado.

O assunto promete ocupar boa parte da reunião, já que oito estados-membros detectaram casos de infecção em cidadão que viajaram a Hamburgo, na Alemanha. São eles Áustria, República Tcheca, Dinamarca, França, Holanda, Espanha, Suécia e Reino Unido.

Neste fim de semana, a comissão ofereceu ajuda às autoridades alemãs para acelerar as investigações que permitam chegar à origem da cepa infecciosa.

Segundo a Organização Mundial da Saúde, foram registrados 1.823 infectados pela bactéria letal, dos quais 552 desenvolveram a síndrome hemolítica-urémica (a complicação renal que está causando a maioria das mortes).

Os ministros devem debater a aprovar nesta segunda-feira conclusões sobre a imunização da infância e em favor de sistemas sanitários sustentáveis e responsáveis.

Está previsto que apóiem um pacto europeu para a proteção da saúde mental e um conjunto de medidas para a inovação no setor dos equipamentos e dispositivos médicos.

Acompanhe tudo sobre:AlemanhaDoençasEuropaInfecções bacterianasPaíses ricosUnião Europeia

Mais de Mundo

Manifestação reúne milhares em Valencia contra gestão de inundações

Biden receberá Trump na Casa Branca para iniciar transição histórica

Incêndio devastador ameaça mais de 11 mil construções na Califórnia

Justiça dos EUA acusa Irã de conspirar assassinato de Trump; Teerã rebate: 'totalmente infundado'