Mundo

UE busca aprofundamento das relações com Cuba

Expectativa é de que os ministros de Relações Exteriores dos países da UE endossem um mandato para negociar um novo acordo com Cuba em reunião da noite de hoje


	União Europeia: fonte europeia disse que acordo representa passo fundamental na ampliação e na regularização das relações políticas entre Bruxelas e Havana
 (John Kolesidis/Reuters)

União Europeia: fonte europeia disse que acordo representa passo fundamental na ampliação e na regularização das relações políticas entre Bruxelas e Havana (John Kolesidis/Reuters)

DR

Da Redação

Publicado em 6 de fevereiro de 2014 às 14h17.

Bruxelas - A União Europeia (UE) prepara-se para aprofundar as relações e intensificar a cooperação econômica com Cuba, afirmou nesta quinta-feira uma fonte diplomática no bloco de 28 países.

A expectativa é de que os ministros de Relações Exteriores dos países da UE endossem um mandato para negociar um novo acordo com Cuba em reunião marcada para a noite de hoje em Bruxelas.

A fonte europeia disse que o acordo não prevê relações comerciais facilitadas nem aumento da ajuda externa, mas representa um passo fundamental na ampliação e na regularização das relações políticas entre Bruxelas e Havana.

A UE exigirá de Cuba progresso no respeito aos direitos humanos e às liberdades fundamentais, prosseguiu a fonte.

Ela esclareceu ainda que os Estados Unidos estão plenamente cientes das ações da UE. Os EUA impõem há meio século um rigoroso embargo a Cuba. Fonte: Associated Press.

Acompanhe tudo sobre:América LatinaCubaDiplomaciaEuropaNegociaçõesUnião Europeia

Mais de Mundo

Trump nomeia Keith Kellogg como encarregado de acabar com guerra na Ucrânia

México adverte para perda de 400 mil empregos nos EUA devido às tarifas de Trump

Israel vai recorrer de ordens de prisão do TPI contra Netanyahu por crimes de guerra em Gaza

SAIC e Volkswagen renovam parceria com plano de eletrificação