Mundo

UE: Brexit pode ser estendido, se Theresa May conseguir aprová-lo

Saída do Reino Unido da UE pode ser prorrogada até 22 de maio; caso Parlamento britânico não aprove proposta, prazo será antecipado para 12 de abril

A primeira-ministra do Reino Unido, Theresa May: premiê terá de garantir a aprovação do seu acordo para ativar extensão do Brexit (Toby Melville/Reuters)

A primeira-ministra do Reino Unido, Theresa May: premiê terá de garantir a aprovação do seu acordo para ativar extensão do Brexit (Toby Melville/Reuters)

Gabriela Ruic

Gabriela Ruic

Publicado em 21 de março de 2019 às 19h58.

Última atualização em 22 de março de 2019 às 09h05.

São Paulo – A União Europeia aceitou estender o prazo para o Brexit, que deixará de ser na semana que vem, 29 de março, e passará para o dia 22 de maio, pouco antes das eleições do Parlamento Europeu. O anúncio foi feito nesta quinta-feira, 21 de março, em Bruxelas, onde acontece a cúpula do bloco.

Apesar da concessão de um período maior para a saída do Reino Unido, os países-membros não foram lenientes com o governo britânico e estabeleceram condições para ativar a extensão e garantir que o Brexit conte com um período de transição.

Portanto, o Conselho Europeu informou que a prorrogação será por um período menor do que o que foi solicitado pela primeira-ministra do Reino Unido, Theresa May, que tentava levar o prazo de saída da UE para o dia 30 de junho.

Além disso, tal prorrogação só será concedida se o Parlamento britânico aprovar o acordo de May na semana que vem, quando é esperada uma nova votação, a terceira tentativa de aprovação do documento. Caso o Parlamento britânico não aprove proposta, prazo para Brexit será antecipado para 12 de abril.

 

 

Acompanhe tudo sobre:BrexitReino UnidoTheresa MayUnião Europeia

Mais de Mundo

Justiça da Bolívia retira Evo Morales da chefia do partido governista após quase 3 décadas

Aerolineas Argentinas fecha acordo com sindicatos após meses de conflito

Agricultores franceses jogam esterco em prédio em ação contra acordo com Mercosul

Em fórum com Trump, Milei defende nova aliança política, comercial e militar com EUA