Mundo

UE assina com Suíça acordo sobre transparência fiscal

Os Estados membros passarão a receberão o nome, o endereço, a identificação fiscal e a data de nascimento dos residentes que possuem contas na no país


	O intercâmbio automático de informações fiscais é considerado a arma mais eficaz contra a fraude
 (Thinkstock/fotoerlebnisse)

O intercâmbio automático de informações fiscais é considerado a arma mais eficaz contra a fraude (Thinkstock/fotoerlebnisse)

DR

Da Redação

Publicado em 27 de maio de 2015 às 13h08.

Bruxelas - União Europeia e Suíça assinaram nesta quarta-feira em Bruxelas um importante acordo sobre transparência fiscal, que marca o fim do sigilo bancário suíço para os residentes da UE e que impedirá dissimular as receitas não declaradas em contas suíças, anunciou a Comissão Europeia.

"Trata-se de um novo golpe aos fraudadores e de mais um passo em direção a uma fiscalização mais justa na Europa", comemorou Pierre Moscovici, comissário europeu a cargo da fiscalização.

O acordo significa uma troca automática de informações sobre as contas dos residentes a partir de 2018.

Todos os anos, os Estados membros receberão o nome, o endereço, a identificação fiscal e a data de nascimento dos residentes que possuem contas na Suíça, assim como outras informações sobre os ativos financeiros e o saldo das contas.

Este acordo "deve não apenas reforçar a capacidade que os Estados membros têm para identificar e combater os fraudadores, mas também terá um efeito dissuasivo sobre a dissimulação de receitas e ativos no estrangeiro destinada a evadir impostos", estimou a Comissão.

O intercâmbio automático de informações fiscais é considerado a arma mais eficaz contra a fraude, já que põe fim ao sigilo bancário e à arbitrariedade que pode existir na cooperação entre administrações fiscais.

A Comissão está concluindo acordos similares com Andorra, Liechtenstein, Mônaco e San Marino, com o objetivo de fechá-los no fim do ano.

Acompanhe tudo sobre:Europagestao-de-negociosImpostosLeãoPaíses ricosSonegação fiscalSuíçaTransparênciaUnião Europeia

Mais de Mundo

Casa Branca diz que cerca de 70 países pediram para negociar tarifas

Canadá anuncia que tarifas sobre alguns veículos dos EUA entram em vigor na quarta

Em alerta ao Irã, EUA aumentam a presença militar no Oriente Médio

Em vitória para Trump, Suprema Corte suspende ordem para reintegrar 16 mil funcionários federais