Mundo

UE apoiará cooperação entre Guiana Francesa e região

O programa, que tem um orçamento total de 28 milhões de euros, tem como objetivo fomentar o transporte e a mobilidade na região


	Fronteira Brasil-Venezuela-Guiana: uma prioridade do programa é a proteção da biodiversidade e o patrimônio natural e cultural da região
 (Wikimedia Commons)

Fronteira Brasil-Venezuela-Guiana: uma prioridade do programa é a proteção da biodiversidade e o patrimônio natural e cultural da região (Wikimedia Commons)

DR

Da Redação

Publicado em 1 de dezembro de 2015 às 12h04.

Bruxelas - A Comissão Europeia (CE) anunciou nesta terça-feira que concederá 19 milhões de euros do orçamento comunitário a um programa de cooperação entre Guiana Francesa, Suriname e os estados do Amapá e Amazonas para o período 2014-2020.

O programa, que tem um orçamento total de 28 milhões de euros, tem como objetivo fomentar o transporte e a mobilidade na região, a proteção do meio ambiente, a saúde e o desenvolvimento de empresas no mercado regional, informou a CE em comunicado.

A comissária europeia de Política Regional, Corina Cretu, declarou que este programa "é um exemplo dos esforços da UE para suas regiões ultraperiféricas com o objetivo de ajudar seu desenvolvimento econômico e melhorar a qualidade de vida de seus habitantes".

Em matéria de transporte, o projeto busca ampliar a oferta e promover a mobilidade nestas regiões, para as quais propõe ampliar a capacidade da balsa no rio Maroni para garantir a ligação por estrada entre Guiana Francesa e Suriname, com a qual espera-se que triplique o número de veículos que cruzam o rio ao ano.

Outra das prioridades estabelecidas pelo programa é a proteção da biodiversidade e o patrimônio natural e cultural da região, mediante ações específicas e conjuntas de preservação do meio ambiente especialmente em lugares que foram explorados pelo setor de mineração.

A UE também quer melhorar a qualidade da saúde na região, ajudando em particular na luta contra o HIV, a malária e a dengue, e promover a troca de profissinais médicos e o desenvolvimento da telemedicina.

O financiamento comunitário também contribuirá no desenvolvimento e na troca econômica entre estas regiões em setores-chave, como agroalimentação, energias renováveis, comunicação e ecoturismo.

A Guiana Francesa faz parte da União Europeia em qualidade de região ultraperiférica, o que concede acesso ao Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER), do qual sairão os 19 milhões de euros de cofinanciamento para este programa.

Acompanhe tudo sobre:América LatinaDados de BrasilEuropaUnião Europeia

Mais de Mundo

Vice-premiê chinês saúda 'avanços importantes' em negociações comerciais com EUA

Trump cogita aceitar Boeing de luxo como presente do Catar, diz imprensa americana

Documentos nazistas são encontrados em arquivos da Suprema Corte argentina

Hamas anuncia negociações com EUA e 'avanços' para uma trégua em Gaza