Mundo

UE e América Central assinam acordo histórico

Madri - A União Europeia (UE) e América Central assinaram hoje em Madri um histórico acordo de associação após três anos de negociações e a superação de vários obstáculos comerciais e o golpe de Estado em Honduras. Conquistado depois de árduas conversas na véspera da VI Cúpula entre a UE e América Latina e o […]

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 19 de maio de 2010 às 09h48.

Madri - A União Europeia (UE) e América Central assinaram hoje em Madri um histórico acordo de associação após três anos de negociações e a superação de vários obstáculos comerciais e o golpe de Estado em Honduras.

Conquistado depois de árduas conversas na véspera da VI Cúpula entre a UE e América Latina e o Caribe, o acordo foi formalizado no marco da cúpula de hoje entre os presidentes da América Central e da UE.

Os países centro-americanos (Panamá, Costa Rica, Honduras, Nicarágua, El Salvador, e Guatemala) se transformaram hoje na primeira região que alcança com a União Europeia um acordo de associação, que é formado por três eixos: comercial, político e de cooperação.

As condições de acesso ao mercado centro-americano do leite em pó e outros lácteos europeus e as denominações de origem de produtos europeus eram os pontos que travavam o fechamento do acordo.

Desde junho de 2009, as negociações estavam suspensas pelo golpe de Estado em Honduras, mas foram retomadas em fevereiro.

Acompanhe tudo sobre:ComércioTrigoEuropaComércio exteriorUnião EuropeiaAgronegócio

Mais de Mundo

Governo da Itália desmantela esquema de fraudes para obtenção de cidadania

Trump conversou por telefone com Maduro sobre possível encontro, diz jornal

Trump diz que vai cancelar 92% das ordens assinadas por Biden

Acordo UE-Mercosul: votação dos países europeus ocorrerá entre 16 e 19 de dezembro