Tóquio após terremoto: maior concentração humana do mundo pode ser atingida pelo acidente nuclear (Koichi Saito/Getty Images)
Da Redação
Publicado em 16 de março de 2011 às 13h55.
Bruxelas - O comissário europeu de Energia, Günther Oettinger, alertou hoje que nas próximas horas poderá ocorrer "uma nova catástrofe" na usina nuclear japonesa de Fukushima.
"Nas próximas horas corremos o risco de assistir a uma nova catástrofe de grande risco para os habitantes e o bem-estar do arquipélago" japonês, afirmou Oettinger à comissão do Meio Ambiente do Parlamento Europeu.
Segundo o comissário, "o novo acidente pode afetar a região de Tóquio, que tem 35 milhões de pessoas".
Oettinger disse que as usinas nucleares no continente europeu deverão passar por testes de resistência durante o segundo semestre deste ano, e antecipou que proporá ao Conselho e ao Parlamento do bloco uma legislação sobre segurança nuclear.
Além disso, o comissário afirmou que Bruxelas acompanha atentamente os episódios no Japão, que serão tema de discussão tanto no conselho de Energia da próxima segunda-feira como na cúpula de chefes de Estado e Governo de quinta e sexta-feira, ambos na capital belga.
Os eurodeputados da comissão do Meio Ambiente reivindicaram a Oettinger promover uma Europa livre de energia nuclear, e o parabenizaram por sua sinceridade, quando o comissário reconheceu, na terça-feira, que a situação em Fukushima está "praticamente fora de controle"