Mundo

UE acrescenta 10 mi de euros a verba para desenvolver Cuba

O comissário garantiu que a UE "continuará fortalecendo sua cooperação com Cuba para apoiar o processo de modernização que o governo cubano iniciou em 2008"


	Cuba: a UE também destinará 1,3 milhão desta verba ao projeto europeu de "bases ambientais para a sustentabilidade alimentar local"
 (Enrique De La Osa / Reuters)

Cuba: a UE também destinará 1,3 milhão desta verba ao projeto europeu de "bases ambientais para a sustentabilidade alimentar local" (Enrique De La Osa / Reuters)

DR

Da Redação

Publicado em 11 de março de 2016 às 10h18.

Bruxelas - A União Europeia (UE) destinará uma verba adicional de 10 milhões de euros (cerca de R$ 40,04 milhões) para o desenvolvimento de Cuba, parte de um orçamento de 50 milhões de euros destinados à ilha para o período 2014-2020, anunciou nesta sexta-feira o comissário europeu de Desenvolvimento, Neven Mimica.

Mimica, que está em Havana em visita oficial, declarou que este novo apoio "contribuirá para desenvolver as capacidades da administração pública cubana e a produção sustentável de alimentos", em comunicado divulgado pela Comissão Europeia (CE).

O comissário garantiu que a UE "continuará fortalecendo sua cooperação com Cuba para apoiar o processo de modernização que o governo cubano iniciou em 2008".

Dos 10 milhões anunciados hoje, 7,7 milhões serão destinados ao apoio da modernização econômica do país mediante a colaboração com a administração pública e a melhora da arrecadação de impostos, explicou o Executivo comunitário na nota.

A UE também destinará 1,3 milhão desta verba ao projeto europeu de "bases ambientais para a sustentabilidade alimentar local", que procura "reduzir a vulnerabilidade do setor agrícola" pela mudança climática através do fornecimento de ferramentas e de conhecimento aos produtores e às autoridades.

Esta iniciativa permitirá que a produção de alimentos "seja sustentável a médio e longo prazo apesar dos efeitos da mudança climática", explicou a CE no comunicado.

Por outra parte, a UE financiará com 500 mil euros estudos e seminários nos setores considerados prioritários pela UE em sua cooperação com Cuba, principalmente agricultura, segurança alimentar, meio ambiente e o apoio à economia sustentável e a modernização social.

Durante sua estadia em Cuba, Mimica visitou vários projetos financiados pela UE e se reuniu com os ministros cubanos de Economia e Planejamento, Marino Murillo; Comércio Exterior e Investimento, Rodrigo Malmierca, e Energia e Minas, Alfredo López Valdés.

Ele também acompanhou a chefe da diplomacia europeia, Federica Mogherini, durante sua visita oficial ao país, informou o Executivo comunitário.

Acompanhe tudo sobre:América LatinaCubaDesenvolvimento econômicoEuropaUnião Europeia

Mais de Mundo

Trump nomeia Keith Kellogg como encarregado de acabar com guerra na Ucrânia

México adverte para perda de 400 mil empregos nos EUA devido às tarifas de Trump

Israel vai recorrer de ordens de prisão do TPI contra Netanyahu por crimes de guerra em Gaza

SAIC e Volkswagen renovam parceria com plano de eletrificação