Mundo

UE abre negociações para adesão da Islândia

Bruxelas - Os líderes da União Europeia (UE) aprovaram nesta quinta-feira em Bruxelas abrir negociações com a Islândia tendo como objetivo uma futura adesão desse país ao bloco, informaram à AFP fontes diplomáticas. "A proposta foi adotada" pelos dirigentes europeus, afirmaram as fontes. A Islândia, que introduziu sua candidatura à UE há menos de um […]

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 17 de junho de 2010 às 15h42.

Bruxelas - Os líderes da União Europeia (UE) aprovaram nesta quinta-feira em Bruxelas abrir negociações com a Islândia tendo como objetivo uma futura adesão desse país ao bloco, informaram à AFP fontes diplomáticas.

"A proposta foi adotada" pelos dirigentes europeus, afirmaram as fontes.

A Islândia, que introduziu sua candidatura à UE há menos de um ano depois de sofrer uma hecatombe de seu sistema financeiro, pretende tornar-se o vigésimo nono Estado membro do bloco, depois da Croácia, que deve ingressar no grupo em 2011 ou no início de 2012.

Os chefes de Estado e de governo da UE cumprimentaram a candidatura islandesa e estimaram que o país "cumpre com os critérios" políticos, econômicos e legislativos necessários para abrir negociações, segundo o texto adotado na cúpula.

A Islândia apresentou sua candidatura em julho de 2009, com a esperança de estabilizar sua economia depois da crise mundial de 2008 e sobretudo ingressar na zona do euro.

Acompanhe tudo sobre:EuropaUnião EuropeiaCrises em empresasDiplomacia

Mais de Mundo

Trump renova pedido de demissão de Lisa Cook, diretora do Fed

Suposto assassino de Kirk 'não está cooperando' nem confessou, diz governador de Utah

Devemos agir de acordo com o pensamento da 'Geração Z', diz nova primeira-ministra do Nepal

EUA e China retomam negociações em Madri com impasse sobre tarifas e futuro do TikTok