Mundo

UE abre negociações para adesão da Islândia

Bruxelas - Os líderes da União Europeia (UE) aprovaram nesta quinta-feira em Bruxelas abrir negociações com a Islândia tendo como objetivo uma futura adesão desse país ao bloco, informaram à AFP fontes diplomáticas. "A proposta foi adotada" pelos dirigentes europeus, afirmaram as fontes. A Islândia, que introduziu sua candidatura à UE há menos de um […]

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 17 de junho de 2010 às 15h42.

Bruxelas - Os líderes da União Europeia (UE) aprovaram nesta quinta-feira em Bruxelas abrir negociações com a Islândia tendo como objetivo uma futura adesão desse país ao bloco, informaram à AFP fontes diplomáticas.

"A proposta foi adotada" pelos dirigentes europeus, afirmaram as fontes.

A Islândia, que introduziu sua candidatura à UE há menos de um ano depois de sofrer uma hecatombe de seu sistema financeiro, pretende tornar-se o vigésimo nono Estado membro do bloco, depois da Croácia, que deve ingressar no grupo em 2011 ou no início de 2012.

Os chefes de Estado e de governo da UE cumprimentaram a candidatura islandesa e estimaram que o país "cumpre com os critérios" políticos, econômicos e legislativos necessários para abrir negociações, segundo o texto adotado na cúpula.

A Islândia apresentou sua candidatura em julho de 2009, com a esperança de estabilizar sua economia depois da crise mundial de 2008 e sobretudo ingressar na zona do euro.

Acompanhe tudo sobre:Crises em empresasDiplomaciaEuropaUnião Europeia

Mais de Mundo

Prefeita de Los Angeles demite chefe dos bombeiros por gestão de incêndios

Juiz adia julgamento de prefeito de Nova York por corrupção, mas rejeita arquivar o caso

Homem é gravemente ferido após ser atacado no memorial do Holocausto em Berlim

Procuradoria rejeita denúncia de Evo Morales sobre suposto 'atentado' na Bolívia