Manifestantes pró-Russia montam uma barricada em frente a um prédio governamental em Donetsk, no leste da Ucrânia (Marko Djurica/Reuters)
Da Redação
Publicado em 23 de abril de 2014 às 16h25.
Kiev - A Ucrânia pediu à Rússia nesta quarta-feira que retire as tropas da fronteira entre os dois países, alegando temer que separatistas pró-Rússia possam usar a proximidade delas para provocar uma invasão russa.
"A Ucrânia mais uma vez pede à Rússia que remova imediatamente as unidades ofensivas das Forças Armadas russas da fronteira russo-ucraniana", disse o Ministério das Relações Exteriores em comunicado, acrescentando que uma retirada está de acordo com as obrigações de Moscou sob um acordo firmado em Genebra na semana passada para amenizar a crise.
"Há o perigo de que militantes pró-Rússia armados nesta parte da Ucrânia usem a presença de tropas russas perto da fronteira para provocar a entrada delas no território ucraniano."
O ministério acrescentou que as tropas ucranianas no leste do país estão na região "exclusivamente para proteger cidadãos, independente de sua etnia".
A preparação das tropas do país para o combate é uma resposta legítima às ameaças de autoridades russas de uso da força e agressão à integridade territorial ucraniana.