Mundo

Ucrânia prossegue com preparativos para acordo com UE

Preparativos do acordo de associação com a União Europeia (UE) que a Ucrânia abriu mão de assinar na semana passada por motivos econômicos prosseguem

Ucranianos participam de um protesto pela adesão do país à União Europeia: reunião do governo acontece no quarto dia de manifestações (Genya Savilov/AFP)

Ucranianos participam de um protesto pela adesão do país à União Europeia: reunião do governo acontece no quarto dia de manifestações (Genya Savilov/AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 27 de novembro de 2013 às 08h05.

Kiev - Os preparativos do acordo de associação com a União Europeia (UE) que a Ucrânia abriu mão de assinar na semana passada por "motivos econômicos" prosseguem, afirmou nesta quarta-feira o primeiro-ministro ucraniano, Mykola Azarov.

"Declaro com toda responsabilidade que o processo de negociações sobre a assinatura de um acordo de associação continua, e o trabalho destinado a aproximar o país dos parâmetros europeus não param nenhum dia", declarou Azarov no início de uma reunião do governo.

Esta é a primeira reunião do governo ucraniano desde que, na semana passada, Azarov anunciou o recuo de Kiev na assinatura do acordo histórico entre a ex-república soviética e a UE, o que o primeiro-ministro explicou "exclusivamente por razões econômicas" e que, segundo ele, não colocava em dúvida a orientação europeia do país.

Na terça-feira, Azarov reconheceu que a Rússia convenceu a Ucrânia a não dar o passo, ao pressionar o país a aderir a uma união alfandegária com outras ex-repúblicas soviéticas.

A reunião do governo acontece no quarto dia de manifestações da oposição ucraniana em Kiev.

Os manifestantes, que desejam o acordo com a UE, pedem a renúncia do governo.

Um dos líderes dos protestos é Vitali Klitschko, campeão mundial de boxe na categoria peso pesado e líder do partido de oposição Oudar.

Acompanhe tudo sobre:EuropaUcrâniaUnião Europeia

Mais de Mundo

Controle do Congresso dos EUA continua no ar três dias depois das eleições

China reforça internacionalização de eletrodomésticos para crescimento global do setor

Xiaomi SU7 atinge recorde de vendas em outubro e lidera mercado de carros elétricos

China amplia isenção de visto para turistas de nove países, incluindo Coreia do Sul e Noruega