Mundo

Ucrânia proíbe trânsito de caminhões russos no país

A medida é uma resposta à decisão adotada na véspera pela Rússia de suspender a circulação de caminhões ucranianos pela estradas russas


	Ucrânia: segundo Moscou, mais de cem caminhões russos em rotas de passagem entre a UE e Rússia estão bloqueados
 (Ministry of Defense/Facebook)

Ucrânia: segundo Moscou, mais de cem caminhões russos em rotas de passagem entre a UE e Rússia estão bloqueados (Ministry of Defense/Facebook)

DR

Da Redação

Publicado em 15 de fevereiro de 2016 às 07h57.

Kiev - O governo da Ucrânia proibiu nesta segunda-feira o trânsito de caminhões russos pelo território do país, em resposta à decisão adotada na véspera pelo Ministério de Transporte da Rússia de suspender a circulação de caminhões ucranianos pela estradas russas.

Após denunciar que a medida adotada ontem por Moscou viola as normas da Organização Mundial do Comércio(OMC), o Executivo ucraniano anunciou que até que esta situação seja resolvida, fica suspenso o trânsito pelo território da Ucrânia de cargas transportada por caminhões registrados na Rússia.

"A decisão correspondente foi adotada em reunião governamental realizada nesta manhã", afirma o comunicado oficial.

O primeiro-ministro ucraniano, Arseni Yatseniuk, indicou que Kiev realiza consultas com países-membros da União Europeia sobre o descumprimento pela Rússia das normas da OMC.

O Ministério de Transporte da Rússia argumentou sua decisão de proibir a circulação de caminhões ucranianos com o "bloqueio de meios de transportes de carga russos no território da Ucrânia".

Segundo Moscou, mais de cem caminhões russos em rotas de passagem entre a União Europeia e Rússia estão bloqueados por grupos de cidadãos ucranianos há três dias, enquanto outros 500 veículos permanecem retidos nas fronteiras europeias da Ucrânia.

As relações entre Ucrânia e Rússia passam pelo pior momento de sua história após a derrocada do presidente ucraniano Viktor Yanukovich, a anexação da península da Crimeia por Moscou e a rebeldia pró-russa no Donbass ucraniano, respaldada pelo Kremlin.

Acompanhe tudo sobre:ÁsiaComércioEuropaOMC – Organização Mundial do ComércioRússiaUcrânia

Mais de Mundo

Yamandú Orsi, da coalizão de esquerda, vence eleições no Uruguai, segundo projeções

Mercosul precisa de "injeção de dinamismo", diz opositor Orsi após votar no Uruguai

Governista Álvaro Delgado diz querer unidade nacional no Uruguai: "Presidente de todos"

Equipe de Trump já quer começar a trabalhar em 'acordo' sobre a Ucrânia