Mundo

Ucrânia nega vazamento radioativo em usina de Zaporizhzhya

Os funcionários não comentaram se os documentos publicados pela Life News eram autênticos. A Reuters não pôde verificar os documentos de forma independente


	Zaporizhzhya, cidade na Ucrânia: os funcionários não comentaram se os documentos falando de vazamento eram autênticos
 (Mixabest / Wikimedia Commons)

Zaporizhzhya, cidade na Ucrânia: os funcionários não comentaram se os documentos falando de vazamento eram autênticos (Mixabest / Wikimedia Commons)

DR

Da Redação

Publicado em 30 de dezembro de 2014 às 21h35.

Kiev - Autoridades ucranianas negaram nesta terça-feira uma reportagem da mídia russa pró-Kremlin de que um vazamento radioativo tinha ocorrido na usina nuclear de Zaporizhzhya, a maior da Europa.

A Life News publicou documentos que seriam do Ministério de Emergências da Ucrânia demonstrando que um vazamento na usina levou a um pico de radiação ao longo dos últimos dois dias que excede os níveis permitidos em 16 vezes.

Três funcionários dos ministérios de Emergências e de Energia e da própria usina disseram à Reuters que não houve vazamento.

"A usina funciona normalmente, não houve acidentes", disse um funcionário do Ministério da Energia.

Os funcionários não comentaram se os documentos publicados pela Life News eram autênticos. A Reuters não pôde verificar os documentos de forma independente.

A Rússia e a Ucrânia atravessam uma das piores fases nas relações bilaterais depois que o governo russo anexou a península ucraniana da Crimeia e foi acusado pelo Ocidente de enviar tropas ao leste da Ucrânia para apoiar uma rebelião contra o governo central ucraniano.

Uma explosão seguida de incêndio na usina de Chernobyl, na Ucrânia, em 1986, o pior acidente nuclear do mundo, foi causada por erro humano, e uma série de explosões enviou uma nuvem de poeira radioativa para todo o norte e oeste da Europa.

Acompanhe tudo sobre:acidentes-nuclearesUcrâniaUsinasUsinas nucleares

Mais de Mundo

Reino Unido pede a seus cidadãos que deixem o Líbano em voos comerciais

Qual o risco de guerra entre Líbano e Israel após as explosões de pagers?

Guarda Revolucionária do Irã promete 'resposta esmagadora' por ataques no Líbano

Biden receberá Zelensky na Casa Branca para falar sobre guerra com a Rússia