Mundo

Ucrânia impõe bloqueio comercial à região da Crimeia

O chefe do governo precisou que a proibição não é extensiva a objetos de uso pessoal, a algumas mercadorias de primeira necessidade e à ajuda humanitária


	Ucrânia: "Por decisão do governo da Ucrânia, ficam proibidos as provisões de serviços e mercadorias desde e para a Crimeia"
 (Ministry of Defense/Facebook)

Ucrânia: "Por decisão do governo da Ucrânia, ficam proibidos as provisões de serviços e mercadorias desde e para a Crimeia" (Ministry of Defense/Facebook)

DR

Da Redação

Publicado em 16 de dezembro de 2015 às 14h13.

Kiev - O governo da Ucrânia decidiu nesta quarta-feira impor um bloqueio comercial à península da Crimeia, anexada pela Rússia em março de 2014.

"Por decisão do governo da Ucrânia, ficam proibidos as provisões de serviços e mercadorias desde e para a Crimeia", escreveu em sua conta no Twitter o primeiro-ministro ucraniano, Arseni Yatseniuk, que acrescentou que a medida entrará em vigor em um prazo de 30 dias.

O chefe do governo precisou que a proibição não é extensiva a objetos de uso pessoal, a algumas mercadorias de primeira necessidade e à ajuda humanitária.

Quanto às provisões de energia elétrica à Crimeia, Yatseniuk ressaltou que poderão ocorrer se forem autorizadas pelo Conselho de Segurança Nacional e Defesa da Ucrânia.

A península da Crimeia não está unida por terra à Rússia, por isso que depende em grande medida das provisões da Ucrânia.

Recentemente, o corte da provisão ucraniana de energia elétrica à Crimeia deixou sem luz cerca de dois milhões de pessoas, quase a totalidade de população da península, cujas autoridades se viram obrigadas a declarar o estado de emergência.

A medida tomada por Kiev reativará as tensões com Moscou, que já Rússia ameaçou a Ucrânia com um embargo comercial a partir de janeiro por sua decisão de apoiar as sanções ocidentais ao país pela anexação da Crimeia.

Além disso, Moscou anunciou que empreenderá ações judiciais contra Kiev se não houver o pagamento de uma dívida de US$ 3 bilhões contraída pelo governo do derrubado presidente Viktor Yanukovich e que as atuais autoridades ucranianas consideram um suborno para bloquear o Acordo de Associação entre Ucrânia e a União Europeia.

Acompanhe tudo sobre:ÁsiaCrimeiaEuropaRússiaUcrânia

Mais de Mundo

Votação antecipada para eleições presidenciais nos EUA começa em três estados do país

ONU repreende 'objetos inofensivos' sendo usados como explosivos após ataque no Líbano

EUA diz que guerra entre Israel e Hezbollah ainda pode ser evitada

Kamala Harris diz que tem arma de fogo e que quem invadir sua casa será baleado