Mundo

Ucrânia expressa disponibilidade para declarar trégua de até 3 meses

Mensagem do governo ucraniano surgiu após o Kremlin afirmar que a paz deve ser assinada entre Rússia e Ucrânia, e não com o envolvimento dos Estados Unidos

EFE
EFE

Agência de Notícias

Publicado em 30 de abril de 2025 às 15h03.

Tudo sobreGuerras
Saiba mais

O ministro das Relações Exteriores da Ucrânia, Andrii Sibiga, insistiu nesta quarta-feira em pedir à Rússia que declare um cessar-fogo por um período inicial de 30 dias e também expressou sua disposição para que a trégua exigida por Kiev seja estendida para dois ou três meses, se Moscou preferir essa opção.

"A Rússia pode mostrar que está realmente pronta para as negociações de paz concordando com um cessar-fogo real por pelo menos 30 dias. Se a Rússia estiver pronta para um cessar-fogo de 60 ou 90 dias, nós também estaremos", escreveu Sibiga em sua conta na rede social X.

A mensagem do ministro ucraniano veio depois que o Kremlin disse, em resposta à exigência de Washington de que o país deponha suas armas imediatamente, que a paz deve ser assinada entre Rússia e Ucrânia, e não com os Estados Unidos.

Sibiga considerou "populista" e propagandística a iniciativa da Rússia de declarar uma trégua de três dias por ocasião do 80º aniversário da vitória do Exército Vermelho sobre os nazistas, em 9 de maio.

"A Rússia deve parar de falar sobre sua disposição para a paz e começar a agir, aceitando incondicionalmente um cessar-fogo real e duradouro. Quando as armas se calarem, as conversas poderão começar em qualquer formato que traga a paz", concluiu Sibiga.

Acompanhe tudo sobre:UcrâniaGuerrasRússia

Mais de Mundo

Tarifas de Trump 'sempre foram instrumento para dialogar', diz porta-voz do Departamento de Estado

Avião militar que levava ministra da Espanha sofre interferência no GPS ao sobrevoar região Russa

Rússia diz que não tem alternativa a obrigações com ofensiva na Ucrânia

Jimmy Kimmel retorna à ABC e critica os ataques de Trump à liberdade de expressão: 'Antiamericanos'