Mundo

Ucrânia diz ter atingido uma das maiores refinarias da Rússia

Drones ucranianos atingem refinaria que abastece Exército russo com combustível e derivados

EFE
EFE

Agência de Notícias

Publicado em 14 de setembro de 2025 às 09h07.

O Estado-Maior das Forças Armadas da Ucrânia relatou neste domingo, 14, o ataque realizado com drones na noite passada a uma das maiores refinarias da Rússia, localizada na região de Leningrado, no noroeste do país.

"Na madrugada de 14 de setembro de 2025, unidades das Forças de Sistemas Não Tripulados e Forças de Operações Especiais das Forças Armadas da Ucrânia, em cooperação com outros componentes das Forças de Defesa da Ucrânia, lançaram um ataque à refinaria de petróleo Kirishi na região de Leningrado", escreveu o Estado-Maior em redes sociais.

A declaração acrescenta que explosões e incêndios foram registrados e os resultados do ataque estão sendo esclarecidos.

De acordo com o Estado-Maior, Kirishi é uma das maiores refinarias de petróleo da Rússia e produz cerca de 80 tipos de derivados, incluindo gasolina automotiva, diesel e combustível de aviação, além de ser usada para suprir as necessidades das Forças Armadas russas.

As Forças de Operações Especiais especificaram em uma mensagem no Telegram que essa é uma das principais refinarias da Rússia em termos de volume de processamento de petróleo, totalizando cerca de 20 milhões de toneladas por ano. 

Acompanhe tudo sobre:RússiaUcrâniaGuerras

Mais de Mundo

Venezuela avalia como 'positivo' Lula tentar mediar crise com EUA

Zelensky ordena ampliação de alcance dos ataques no território russo

Terremoto de magnitude 6,1 atinge região oeste da Turquia

Eleição trouxe 'calma econômica' para a Argentina, diz CEO da Flybondi