Mundo

Ucrânia deve assinar acordo com União Europeia em março

A Ucrânia deverá chegar a um acordo com a União Europeia em março de 2014, afirmou hoje o conselheiro do presidente


	Ucranianos participam de um protesto pela adesão do país à União Europeia: acordo deveria ter sido assinado nesta semana
 (Genya Savilov/AFP)

Ucranianos participam de um protesto pela adesão do país à União Europeia: acordo deveria ter sido assinado nesta semana (Genya Savilov/AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 29 de novembro de 2013 às 12h37.

Kiev - A Ucrânia deverá chegar a um acordo com a União Europeia em março de 2014, afirmou hoje (29) Andrii Honcharuk, conselheiro do presidente Viktor Ianukovich. O conselheiro declarou que a Ucrânia está disposta a assinar um acordo de associação e livre comércio com a União Europeia "em um futuro próximo" em troca de um pacote de ajuda.

O acordo deveria ter sido assinado nesta semana durante a cúpula de Vilnius, em Bruxelas. Nesta manhã, o presidente da Lituânia, Dália Grybauskaite, confirmou que a União Europeia não havia conseguido convencer a Ucrânia a aceitar o acordo. "Tivemos discussões anteriores em relação ao futuro da Ucrânia, mas o status continua o mesmo. O presidente Viktor Ianukovich não está pronto a ir a diante", declarou. Na ocasião, o primeiro-ministro da Itália, Enrico Letta, declarou que as portas permanecem abertas a Ucrânia. "Digo com força que o presidente Ianukovich que a porta permanece aberta.

Seria um erro histórico o congelamento das relações entre a Ucrânia e a União Europeia". Milhares de pessoas protestam na Ucrânia contra a decisão do presidente do país. 

Acompanhe tudo sobre:ComércioEuropaUnião EuropeiaUcrânia

Mais de Mundo

França prende mais quatro suspeitos pelo roubo de joias no Louvre

Rússia apoia plano de paz dos EUA, mas Ucrânia reduz proposta

Xi pressiona Trump sobre Taiwan e pede avanço em trégua comercial

Decisão da venda de chips da Nvidia à China está na mesa de Trump, diz secretário