Mundo

Ucrânia denuncia ataques russos diários contra infraestrutura de gás do país

Apesar da denúncia ucraniana, autoridades do país garantem que situação do setor de energia segue sob controle

EFE
EFE

Agência de Notícias

Publicado em 21 de fevereiro de 2025 às 11h01.

O primeiro-ministro da Ucrânia, Denys Shmygal, denunciou nesta sexta-feira que a Rússia tem atacado a infraestrutura de gás ucraniana "praticamente todos os dias" para deixar o país sem seu próprio gás.

Shmygal explicou, depois de se reunir com seus ministros, que as autoridades conseguiram restaurar a eletricidade e o aquecimento na cidade de Mykolaiv, depois que dezenas de milhares de pessoas ficaram sem energia devido a um ataque russo.

O premiê acrescentou que o trabalho continua para restaurar o aquecimento das pessoas afetadas por mais dois ataques russos a Odessa, que deixaram parte da região sem eletricidade e aquecimento.

"Enquanto isso, o inimigo não para de tentar destruir nossa infraestrutura de gás, para deixar a Ucrânia sem seu próprio gás", disse Shmygal, que afirmou que a situação no setor de energia está "sob controle", apesar da campanha de ataques russos.

Os últimos ataques russos ao sistema de energia da Ucrânia se concentraram no armazenamento de gás ucraniano e em outras infraestruturas de gás, após meses de ataques à rede elétrica.

Acompanhe tudo sobre:UcrâniaGásRússiaGuerras

Mais de Mundo

Prefeita de Los Angeles demite chefe dos bombeiros por gestão de incêndios

Juiz adia julgamento de prefeito de Nova York por corrupção, mas rejeita arquivar o caso

Homem é gravemente ferido após ser atacado no memorial do Holocausto em Berlim

Procuradoria rejeita denúncia de Evo Morales sobre suposto 'atentado' na Bolívia