Mundo

Ucrânia centrará reunião entre Putin e Merkel em Moscou

Rússia e Alemanha "defendem o estrito cumprimento dos acordos de paz de Minsk por parte de Kiev e as regiões do sudeste da Ucrânia"


	Rússia e Alemanha "defendem o estrito cumprimento dos acordos de paz de Minsk por parte de Kiev e as regiões do sudeste da Ucrânia"
 (Sergei Karpukhin/Reuters)

Rússia e Alemanha "defendem o estrito cumprimento dos acordos de paz de Minsk por parte de Kiev e as regiões do sudeste da Ucrânia" (Sergei Karpukhin/Reuters)

DR

Da Redação

Publicado em 6 de maio de 2015 às 12h29.

Moscou - O conflito na Ucrânia centrará a reunião que o presidente russo, Vladimir Putin, e a chanceler alemã, Angela Merkel, manterão em 10 de maio em Moscou, segundo informou nesta terça-feira o Kremlin.

"Naturalmente, a situação na Ucrânia será um dos grandes temas durante as conversas com a chanceler alemã", disse Yuri Ushakov, assessor do Kremlin, aos meios de comunicação locais.

Rússia e Alemanha "defendem o estrito cumprimento dos acordos de paz de Minsk por parte de Kiev e as regiões do sudeste da Ucrânia", manifestou.

O Kremlin confia que a reunião, que acontecerá em formato de café da manhã de trabalho, também "contribuirá para reativar a cooperação bilateral em diferentes âmbitos", acrescentou.

Segundo informou o governo alemão, Merkel lembrará no domingo o 70° aniversário do final da Segunda Guerra Mundial perante o Monumento ao Soldado Desconhecido aos pés das muralhas do Kremlin.

Isso sim, a chanceler não irá em 9 de maio ao tradicional desfile militar do Dia da Vitória na Praça Vermelha, que não terá a presença de nenhum líder ocidental, apesar dos convites remetidas pelo Kremlin.

Merkel destacou no domingo passado a importância, apesar das diferenças com a Rússia serem "muito profundas", de lembrar em Moscou "os milhões de mortos na Segunda Guerra Mundial pelos quais a Alemanha deve responder".

A viagem da chanceler estará precedida pela visita de seu ministro das Relações Exteriores, Frank-Walter Steinmeier, que viajará amanhã à cidade russa de Volgogrado, antiga Stalingrado, palco da batalha mais cruenta da guerra.

O chefe da diplomacia alemã terá a oportunidade de visitar o lugar de enterro dos soldados alemães que perderam a vida nessa cidade entre junho de 1942 e em 2 fevereiro do 1943.

Steinmeier também abordará o conflito ucraniano com seu colega russo, Sergei Lavrov, já que a Alemanha foi um dos participantes da cúpula de fevereiro em Minsk na qual foram assinados os acordos de paz.

Acompanhe tudo sobre:AlemanhaAngela MerkelÁsiaEuropaPaíses ricosPersonalidadesPolíticosRússiaUcrâniaVladimir Putin

Mais de Mundo

Yamandú Orsi, da coalizão de esquerda, vence eleições no Uruguai, segundo projeções

Mercosul precisa de "injeção de dinamismo", diz opositor Orsi após votar no Uruguai

Governista Álvaro Delgado diz querer unidade nacional no Uruguai: "Presidente de todos"

Equipe de Trump já quer começar a trabalhar em 'acordo' sobre a Ucrânia