Mundo

Ucrânia assina acordos de cooperação em segurança com Itália e Canadá

A Guerra na Ucrânia completa dois anos neste mês e, para marcar a data, nações ocidentais foram a Kiev

A Guerra na Ucrânia completa dois anos neste mês e, para marcar a data, nações ocidentais foram a Kiev (Agence France-Presse/AFP)

A Guerra na Ucrânia completa dois anos neste mês e, para marcar a data, nações ocidentais foram a Kiev (Agence France-Presse/AFP)

Estadão Conteúdo
Estadão Conteúdo

Agência de notícias

Publicado em 24 de fevereiro de 2024 às 13h37.

O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, assinou neste sábado, 24, acordos bilaterais de cooperação em segurança com os primeiros-ministros da Itália, Giorgia Meloni, e do Canadá, Justin Trudeau. Zelensky recebeu os líderes e outras altas representações europeias em Kiev, em lembrança aos 2 anos da guerra com a Rússia, completos hoje.

Zelensky celebrou os acordos no X, antigo Twitter. Ele informou que o acordo com o Canadá prevê a alocação de 3 bilhões de dólares canadenses em assistência macrofinanceira e para defesa em 2024. "Esta é uma decisão forte e oportuna que fortalecerá significativamente a nossa resiliência", escreveu o líder ucraniano.

Zelensky não detalhou os termos do acordo com Meloni, mas expressou gratidão à Itália. "Este documento estabelece uma base sólida para a parceria de segurança a longo prazo dos nossos países", disse ele. Eles também conversaram sobre um apoio maior à Ucrânia em meio à presidência italiana do G7.

Além de Meloni e Trudeau, também visitaram Kiev a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, e o primeiro-ministro da Bélgica, Alexander De Croo.

Acompanhe tudo sobre:Ucrânia

Mais de Mundo

Yamandú Orsi, da coalizão de esquerda, vence eleições no Uruguai, segundo projeções

Mercosul precisa de "injeção de dinamismo", diz opositor Orsi após votar no Uruguai

Governista Álvaro Delgado diz querer unidade nacional no Uruguai: "Presidente de todos"

Equipe de Trump já quer começar a trabalhar em 'acordo' sobre a Ucrânia