Mundo

Ucrânia assina acordos de cooperação em segurança com Itália e Canadá

A Guerra na Ucrânia completa dois anos neste mês e, para marcar a data, nações ocidentais foram a Kiev

A Guerra na Ucrânia completa dois anos neste mês e, para marcar a data, nações ocidentais foram a Kiev (Agence France-Presse/AFP)

A Guerra na Ucrânia completa dois anos neste mês e, para marcar a data, nações ocidentais foram a Kiev (Agence France-Presse/AFP)

Estadão Conteúdo
Estadão Conteúdo

Agência de notícias

Publicado em 24 de fevereiro de 2024 às 13h37.

O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, assinou neste sábado, 24, acordos bilaterais de cooperação em segurança com os primeiros-ministros da Itália, Giorgia Meloni, e do Canadá, Justin Trudeau. Zelensky recebeu os líderes e outras altas representações europeias em Kiev, em lembrança aos 2 anos da guerra com a Rússia, completos hoje.

Zelensky celebrou os acordos no X, antigo Twitter. Ele informou que o acordo com o Canadá prevê a alocação de 3 bilhões de dólares canadenses em assistência macrofinanceira e para defesa em 2024. "Esta é uma decisão forte e oportuna que fortalecerá significativamente a nossa resiliência", escreveu o líder ucraniano.

Zelensky não detalhou os termos do acordo com Meloni, mas expressou gratidão à Itália. "Este documento estabelece uma base sólida para a parceria de segurança a longo prazo dos nossos países", disse ele. Eles também conversaram sobre um apoio maior à Ucrânia em meio à presidência italiana do G7.

Além de Meloni e Trudeau, também visitaram Kiev a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, e o primeiro-ministro da Bélgica, Alexander De Croo.

Acompanhe tudo sobre:Ucrânia

Mais de Mundo

Israel ameaça não ter cessar-fogo se Hamas não liberar lista de reféns a serem libertados

Justiça prorroga prisão de presidente da Coreia do Sul temendo destruição de provas

Quais as chances de Trump anexar Canadá e Groenlândia após tomar posse?

Trump avalia adiar proibição do TikTok por 90 dias após assumir presidência dos EUA