Mundo

Ucrânia aprova manobras militares com países da UE e Otan

Parlamento aprovou lei que autoriza a realização de manobras conjuntas das forças armadas da Ucrânia com tropas de países da União Europeia e da Otan


	A Rada Suprema, parlamento da Ucrânia: iniciativa foi apoiada por 235 dos 291 deputados presentes no plenário
 (Getty Images)

A Rada Suprema, parlamento da Ucrânia: iniciativa foi apoiada por 235 dos 291 deputados presentes no plenário (Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 1 de abril de 2014 às 09h02.

Kiev - A Rada Suprema (parlamento) da Ucrânia aprovou nesta terça-feira uma lei que autoriza a realização de manobras conjuntas das forças armadas do país com tropas de países da União Europeia (UE) e da Otan em seu território.

A iniciativa foi apoiada por 235 dos 291 deputados presentes no plenário. No total, os exercícios envolverão sete mil militares de 17 países.

As manobras serão realizadas entre maio e novembro deste ano em várias regiões ucranianas, disse o deputado e ex-ministro de Defesa Alexander Kuzmuk.

"São preparativos para operações internacionais de manutenção da paz e segurança, operações humanitárias e de busca e resgate em terra e em mar e de defesa de nosso Estado", explicou o ministro da Defesa interino , Mikhail Koval, segundo a imprensa local.

Os países do Ocidente têm se mostrado preocupados pelas supostas ameaças da Rússia sobre as regiões do sul e leste da Ucrânia, com alta presença de população russa.

Outro foco de atenção é a Crimeia, que foi anexada pela Rússia em 21 de março após um referendo no qual a população da região votou a favor da separação da Ucrânia.

Acompanhe tudo sobre:CrimeiaCrise políticaEuropaOtanUcrâniaUnião Europeia

Mais de Mundo

Itamaraty alerta para a possibilidade de deportação em massa às vésperas da posse de Trump

Invasão de apoiadores de presidente detido por decretar lei marcial deixa tribunal destruído em Seul

Trump terá desafios para cortar gastos mesmo com maioria no Congresso

Milei chama Bolsonaro de amigo e lamenta ausência em evento de posse de Trump