Mundo

Ucrânia anuncia retomada de povoado perto de Bakhmut

Forças militares do país iniciaram uma contraofensiva no sul e leste em junho, depois de acumular armas ocidentais e recrutar batalhões

Ucrânia: vitórias na contraofensiva de Kiev são importantes para Zelensky (Agence France-Presse/AFP Photo)

Ucrânia: vitórias na contraofensiva de Kiev são importantes para Zelensky (Agence France-Presse/AFP Photo)

AFP
AFP

Agência de notícias

Publicado em 17 de setembro de 2023 às 18h45.

Autoridades da Ucrânia anunciaram neste domingo, 17, que suas forças retomaram o povoado de Klishchiivka, ao sul da cidade de Bakhmut.

As vitórias na contraofensiva de Kiev são de grande importância para a Ucrânia, no momento em que o presidente Volodymyr Zelensky se prepara para fazer sua segunda visita a Washington em tempos de guerra, na próxima semana, para tentar reunir apoio.

Fique por dentro das últimas notícias no Telegram da Exame. Inscreva-se gratuitamente

"Klishchiivka foi limpa de russos", anunciou o comandante das forças terrestres do Exército ucraniano, Oleksander Syrskyi, nas redes sociais. Já Zelensky elogiou os soldados que lutam contra os russos perto de Bakhmut e deu destaque aos que retomaram Klishchiivka.

Klishchiivka, onde viviam centenas de pessoas antes da ofensiva de Moscou, havia sido capturada pelas tropas russas em janeiro. O porta-voz das tropas ucranianas no leste, Ilya Yevlakh, disse que a captura de Klishchiivka poderia ajudar o Exército de Kiev a cercar Bakhmut.

A Ucrânia iniciou uma contraofensiva no sul e leste do país em junho, depois de acumular armas ocidentais e recrutar batalhões. Bakhmut, cidade que tinha cerca de 70 mil habitantes antes da guerra, foi capturada pelas forças russas em maio, após uma das batalhas mais longas e sangrentas desde a invasão russa.

Acompanhe tudo sobre:UcrâniaRússiaVolodymyr-Zelensky

Mais de Mundo

Argentina registra décimo mês consecutivo de superávit primário em outubro

Biden e Xi participam da cúpula da Apec em meio à expectativa pela nova era Trump

Scholz fala com Putin após 2 anos e pede que negocie para acabar com a guerra

Zelensky diz que a guerra na Ucrânia 'terminará mais cedo' com Trump na Presidência dos EUA